Tutorial – Pokémon Showdown!

9db00c195206418e5a3e20de138c38af

Diz o ditado que se você quer ficar bom em alguma coisa, você deve praticar com frequência. Pokémon não é diferente. Mas até pegar o 3DS, preparar o time, achar pessoas que queiram jogar bem com você… rapaz, isso custa muito tempo e paciência. Não seria ótimo se você pudesse simplesmente escolher seu time rapidamente e já jogar? Pois então lhes apresento um simulador de batalhas! Hoje vocês vão aprender a configurar o melhor e mais popular simulador de batalhas do mundo pokémon. Então pegue seus cadernos e venham comigo! Avisando adiantadamente que o artigo de hoje terá muitas imagens para você se orientar melhor.

Começando

O Pokémon Showdown! (assim mesmo com “!”) é o simulador de batalhas feito pelo fórum da Smogon. Eu já falei sobre a Smogon antes e você pode ver isso aqui.
Antes de mais nada, você tem de saber que o Showdown! é um emulador extremamente simples de ser usado. Você pode usá-lo usando uma aba do seu navegador!

1

Mas você também pode baixar para o seu computador caso prefira. As duas interfaces são extremamente idênticas, mas usarei a do navegador para fazer esse tutorial.

2

A Interface

Aqui está a tela inicial do simulador. Você pode ver o endereço ao topo. Todos os menus já podem ser vistos de cara. Aqui está a legenda dos números

  1. Formato das lutas que o simulador irá procurar ao clicar o botão de “Battle!”
  2. O seu time escolhido. Como a tier escolhida é “Random Battle”, os 6 integrantes de seu time serão aleatórios, portanto não estão mostrados aí
  3. Procurar batalhas. Quando você tiver escolhido seu time e a tier que queira jogar, basta clicar aqui para a luta começar.
  4. Teambuilder. É aqui onde você irá montar seu time. Mais detalhes posteriormente.
  5. Ladder. É o “Ranking” dos jogadores em cada uma das tiers. Mais detalhes posteriormente.
  6. Seu nome. Para mudar seu nome basta clicar em cima do local.
  7. Opções de som. Aqui você pode ajustar o volume da música e dos efeitos sonoros, e se você os quer ligados.
  8. Configurações gerais. Aqui você poderá fazer ajustes no simulador. Mais detalhes posteriormente.

Você também pode ver mais ao meio e do lado direito algumas janelas de texto. Ao meio você pode ver notícias relativas à comunidade Smogon, e à direita você pode ver os chats da comunidade. Alguns chats são separados em regiões ou línguas falantes, enquanto outros são voltados à comunidade mais geral. Falaremos um pouquinho mais a respeito disso posteriormente.

Destrinchando os Menus

Formatos de Jogo

3formatos

Ao clicar no botão 1, essa janela automaticamente abrirá. A Smogon tem suas tiers mais clássicas e habituais (que você pode ver aqui, junto com suas regras) mas para aqueles que gostam de variar um pouco na jogatina, também oferecem algumas opções de jogo variadas e únicas. Aqui você pode até mesmo jogar em Smogon Doubles ou em VGC. Muito bom caso não possa utilizar o 3DS ou os servidores da Nintendo. Como esse tutorial é mais objetivo em como usar o simulador de um modo geral, não iremos cobrir muito dessas tiers. Mas repare que alguns estão com (Suspect Test). Isso quer dizer que algum pokémon está passando por um teste para ver se é banido ou não. Você pode ler mais a respeito de banimentos aqui.

Teambuilder: Construindo seu time

4teampreview

Aqui é onde você provavelmente passará muito tempo. Ao clicar no 3  (“Teambuilder”) você será automaticamente redirecionado para esse submenu. Você pode responder uma pergunta feita pelo administrador do simulador, mas é totalmente opcional (eu geralmente respondo que o dia foi ruim :/ ). Aqui você verá os times que você já tem adicionados. A tier do time aparecerá antes do nome dele dentro de chaves. No caso [UU]. Você pode deletar os times ou editá-los apenas clicando nos seus botões ao lado. . Caso você clique em  “New Team”, esse será o menu que vai aparecer:

5novotime

Aqui é bastante intuitivo. Para começar a montar um time, basta você selecionar a tier que você quer. Depois basta clicar em “Add Pokémon” para começar sua seleção. Você também pode adicionar times usando blocos de texto, e também pode os importar para salvar em documentos, desde que eles estejam escritos do “jeito certo”.

6adicionandopokemaos

Ao selecionar “Add Pokémon”, isso aparecerá. Grifado em vermelho, você pode ver uma tabela onde todas as informações dos pokémons são organizadas. Todas informações básicas deles estarão logo abaixo como você pode ver. Para adicionar o Pokémon ao time, basta você clicar em cima do Pokémon. Vamos escolher o Azumarill como exemplo.

7adicionandoopkes2

Aqui você poderá escolher todos os detalhes a respeito do seu pokémon. Logo abaixo você pode ver uma lista de itens. O simulador lhe dará uma lista de sugestões populares, mas você pode utilizar qualquer item do jogo no seu pokémon. No canto superior esquerdo, você pode alterar o apelido do seu pokémon, e na parte de cima, do lado do Sprite você poderá escolher as características como LV, se é shiny ou não, o gênero desse pokémon e sua felicidade (utilizado no cálculo de golpes como Return e Frustration). Para selecionar aquilo que deseja mexer, basta clicar em cima. Você pode escolher a habilidade (dentro das possíveis do pokémon ter), e do lado direito onde estão aqueles 4 espaços vazios será onde você selecionará os golpes. Mais uma vez, você poderá escolher as opções entre aqueles que o pokémon aprende. Ao clicar no canto direito onde estão aquelas barras esse será o menu que irá aparecer

8

Aqui você escolherá a distribuição de EVs dos monstros e suas naturezas. O Showdown irá lhe sugerir algumas distribuições de EVs de acordo com o seu set, mas você não precisa seguí-la. Para alterar os valores basta mexer naquela “bolinha” ou então digitar os valores numéricos nos espaços. Lembrem-se que os valores podem ir só de 0 a 252 para cada status, e 510 na somatória total. Você também poderá alterar os IVs dos monstros (útil para o caso de algum hidden power específico ou para diminuir a força de golpes como Foul Play).

PARA TROCAR o pokémon, basta você clicar no nome dele embaixo do sprite e você será redirecionado para aquela seleção mostrada no início.

Ladder: O rankeamento

9

Essa parte é bastante autoexplicativa. Quer ver qual o rankeamento dos melhores jogadores do jogo? Basta ir no menu 5 e uma opção com os diferentes formatos será aberta. Basta clicar num deles para ver a lista. Só os 500 primeiros jogadores de cada tier aparecerão nesse menu. Caso queira descobrir o seu rankeamento, é só entrar em um chat e escrever “/rank”. Lembre-se que a pontuação de cada jogador começa em 1000.

Os Chats

10

Essa parte é bastante autoexplicativa também. Basta clicar num dos chats ao lado e você entrará neles e poderá interagir com outros jogadores.

Batalhando

14

Mas chega de enrolação. Tudo se esperou desse momento, a hora de sair na porrada! Para começar uma luta basta escolher a tier/formato, escolher o time e clicar no botão grande de “Battle!”. Automaticamente o servidor irá procurar outra pessoa com um rankeamento parecido com o seu para que possam lutar. Isso impede que jogadores de nível muito alto enfrentem pessoas que acabaram de começar a jogar, e por aí vai.

Acima você pode ver a tela inicial de uma batalha. Do lado esquerdo está o seu time, e do lado direito o time do adversário. Para começar a luta, basta com que você selecione o pokémon com o qual deseja começar e aguardar a escolha do oponente. A música irá começar a tocar e você irá ouvir os gritos dos pokémons ao entrarem na luta (se você não tiver alterado as configurações de som, é claro) e a batalha então começa!

15

O cenário é gerado aleatoriamente, assim como a música. Do lado direito você pode ver um log que salvará o que aconteceu nas partidas. Os jogadores e espectadores que entrarem na sala poderão conversar também. Embaixo da janela de batalha, você pode ver os 4 movimentos do seu pokémon. Para trocar basta você clicar em algum de seus pokémons do lado direito. Você pode ver a quantidade de movimentos que o seu oponente tem e que golpes ele tem passando o mouse por cima. Caso você tenha se esquecido, para ver a quantidade de vida que um pokémon ainda tem e que não esteja em batalha é só você passar o mouse por cima nos ícones do time. Isso pode ser bem útil pra gente que tem déficit de atenção como eu. Caso você seja impaciente, pode ligar o timer para que cada jogada tenha 120 segundos de limite para ambos os jogadores. Caso alguém fique sem agir nesse tempo, o jogador ganhará por inatividade.

16

Ao fim da luta, você ganhará (ou perderá pontos se perder a luta) na ladder.

Configurações e Miscelânea

11 12

Ao clicar em seu nome, você poderá trocar o ícone de seu treinador, como mostrado acima.

O menu das configurações (a engrenagem no canto superior direito) tem várias opções que você pode usar para customizar sua experiência.

13

Você pode marcar algumas coisas como utilizar sprites de Black & White nas batalhas (como eu faço. Caso não queira os sprites antigos só deixar desmarcado que os de sexta geração serão utilizados), ignorar mensagens privadas e torneios nos chats, mudar o background da interface e por aí vai.

Caso ainda ficou alguma dúvida nisso tudo, é só perguntar no nosso grupo. Estamos de braços abertos para aqueles que queiram entrar nesse mundo do competitivo, vale muito a pena!

Logo mais teremos também algumas dicas para você melhorar seu desempenho, só aguarde!