Pokémon GO – Primeiros Passos

Nesta página você irá encontrar a primeira uma série de matérias sobre Pokemon GO, com dicas e tutoriais para você mandar bem e entender o jogo. Este primeiro, mais simples, tem como objetivo ensinar a instalar o jogo e começar sua jornada, explicando a mecânica básica do game, que você precisará saber caso queira avançar na jornada.

Pré-requisitos

Para jogar Pokemon GO você precisa, primeiramente, saber se seu smartphone é compatível com o jogo. Para isso, você precisa verificar o seu processador.

Vá a um site especializado em celulares (tudo celular, por exemplo), digite o modelo do seu aparelho, e procure pelo campo Processador. Se o seu processador for da Intel, temos uma triste notícia para você: O jogo não irá funcionar, por questão de compatibilidade.

Outro ponto de atenção é qual versão do Android você possui. O PkmnGO só funciona em Androids 4.4 ou superiores. Como alguns smartphones ainda possuem versões inferiores, fique de olho para atualizar, caso possível, ou já planeje uma troca de aparelho, até porque a tendência é que, caso você ainda possua um aparelho com estas versões antigas, ele tende a estar ultrapassado e pode não rodar o jogo.

A boa notícia é que os celulares atuais vem por padrão com a versão Lollipop e Marshmallow, portanto é uma questão relativamente fácil de resolver.

O último ponto é também o menos importante. Para que você consiga utilizar a câmera real no jogo, seu celular precisa possuir um Giroscópio. Esta informação também é facilmente consultada no tudocelular, e mesmo que seu aparelho não possua, a única coisa que irá acontecer é que você será obrigado a jogar com o cenário do jogo. Eu, particularmente, não me incomodo nem um pouco.

Vale ressaltar também que para jogar você precisa estar com o GPS ligado e com o aparelho conectado a Internet. Chegou a hora de expandir seu pacote de dados 😀 .

Primeiros passos

Como todo jogo da Nintendo, o Professor Pokémon irá te receber e começar o blablabla inicial. Em PkmnGO o responsável é o Professor Willow, que mais parece um triatleta de jaleco branco. Assim que você concluir o blablabla, será jogado no mapa e 3 pokemons irão aparecer ao seu redor. É A HORA DE ESCOLHER SEU POKEMON INICIAL! Mas antes, MUITA CALMA! Você precisa entender como o jogo funciona.

O PkmnGO é um jogo interativo, baseado em uma conexão entre o real e o virtual. “Mas o que isso significa?”. Significa que ele usa elementos reais na sua jogabilidade.

O primeiro exemplo é na movimentação do personagem. É importante que saiba que seu personagem só irá se movimentar se você se movimentar. Então não adianta clicar, virar o smartphone, rezar pra Arceus ou reiniciar a internet. Se você quer que seu personagem ande pra frente, então ande pra frente você também!

É bom explicarmos um ponto importante na locomoção dentro da sua residência: O Pokemon GO é mais sensível a deslocamentos por ruas. Isso significa que em alguns casos, você andar da sua cozinha pro quarto, ou pra sala, ou pro banheiro, acarretará em um deslocamento mínimo ou nulo do seu personagem. Caso você possua varanda, ou uma área mais próxima a rua, perceberá que seu personagem irá se deslocar mais, pois ele entenderá que você está se deslocando da rua para “dentro” de casa.

Também entenda que não é necessário entrar nos estabelecimentos. Seu personagem possui um raio de ação, que é definido pelo círculo que fica piscando no chão ao seu redor. Então nada de pular muro, invadir propriedade particular, pedir licença pro vizinho pra capturar um Caterpie, galera.

Agora que já sabe sobre como se movimentar, deve ter reparado que existem algumas marcações no mapa. Eles são os Ginásios e os Pokestops. Vamos as explicações:

Pokestops:

Como o nome sugere, são as paradas Pokemon. Quando passar por algumas, você pode clicar e ao deslizar o dedo sobre a foto do local, irá conseguir alguns itens como Pokébolas, Potions, Berries, Revives, Eggs, etc..

1

Eles são representados por esses pequenos cubos azuis, que aparecem aos montes na imagem. Quando um Pokestop está no seu raio de alcance, o ícone muda, ficando maior e girando na sua frente. Você pode verificar isto na imagem, no Pokestop a frente do personagem.

Ginásios:

Serão explicados num capítulo a parte, mais a frente no detonado. O que você precisa saber nesta altura da jornada é que são representados por estas grandes plataformas no mapa. Não se preocupe com eles até chegar ao level 5.

Começando o jogo

Agora que você já sabe tudo o que precisa para começar sua jornada. Vamos escolher seu Pokémon inicial!

A princípio aparecerão Charmander, Squirtle e Bulbassaur ao seu redor, porém também é possível escolher o Pikachu como seu inicial! Se deseja um dos 3 anteriores, fique a vontade para escolher, como na imagem abaixo:

13621519_1116487791744275_633382056_o

Se você desejar o Pikachu, siga os passos com atenção:

13644379_1118097181583336_513687951_n

Não selecione nenhum dos três pokemon. Tudo que você precisa fazer é andar para longe dos três. Quando os 3 iniciais saírem do seu campo de visão, eles irão reaparecer ao seu redor. Novamente ande para longe. Depois da terceira ou quarta vez, o Pikachu irá aparecer junto aos 3 iniciais, como na imagem abaixo.

13639658_1118097194916668_1531496340_o

Para capturar um Pokemon basta clicar sobre ele. Então você deve arremessar a pokebola em direção a ele. Você verá que existem dois círculos alvo, um maior, branco, e outro menor, verde. Se você acertar no círculo verde, tem mais chances de capturar o Pokemon, e ainda receberá um bônus de experiência.

13633441_1118092264917161_845185194_o

Assim que capturar seu primeiro monstrinho, sua jornada efetivamente começa. Você pode conferir nossos próximos tutoriais, ensinando tudo sobre ginásios, lvl up, evolução, etc, através do Menu Pokemon GO.

Abraços e até a próxima!