Pokémon TCG: Regras

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Olá pessoal, nesta página iremos falar sobre a mecânica do jogo, ensinando a jogar de vez o Pokémon Trading Card Game e ver como o jogo é tão divertido.

O que você precisa fazer primeiro é ter um deck que tenha no máximo 60 cards. Caso você seja iniciante e não tenha um, recomendo que compre um deck temático, no valor de 30 reais. Neste kit estarão 60 cards, os marcadores e contadores de dano e uma moeda que será utilizada no jogo, veja alguns decks nesse exemplo:

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com o deck pronto hora de começar a partida.

Como Começar o jogo

1.Aperte as mãos do seu oponente.

2.Escolha entre cara ou coroa, onde cara é a imagem do pokémon na moeda e coroa o logotipo Pokémon, O vencedor da moeda decide quem joga primeiro.

3. Embaralhe seu baralho de 60 cards e compre os 7 cards de cima.

4. Veja se você possui algum Pokémon Básico em sua mão.

5. Coloque um de seus Pokémons Básicos virado para baixo como seu Pokémon Ativo

6. Coloque até 5 outros Pokémons Básicos virado para baixo em seu Banco.

7. Coloque os 6 cards de cima do seu baralho de lado e com o face voltada para baixo. Esses são seus cards de Prêmio.

8. Os dois jogadores desviram todos os Pokémons que estão virados para baixo, menos os cards de Prêmio e começam a jogar

OBS: Caso não possua nenhum Pokemon básico em mãos, faça o seguinte:

 Primeiro, mostre sua mão para seu oponente e embaralhe a mão de volta em seu baralho. Em seguida, compre 7 outros cards. Se ainda assim você não conseguir um Pokémon Básico, Repita o processo.

 Toda vez que seu oponente embaralha sua mão de volta no baralho porque não havia um Pokémon Básico, você pode comprar um card Extra!

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Ações que você fará na sua rodada:

1)Compre um card

Comece a sua vez de jogar comprando um card (Se não houver cards em seu baralho no início da sua vez de jogar e você não puder comprar um card, o jogo terminará e seu oponente será o vencedor.)

2)Execute qualquer uma dessas ações em qualquer ordem:

A) Coloque os cards de Pokémon Básico da sua mão

Escolha um card de Pokémon Básico da sua mão e coloque-o virado para cima em seu Banco.

O banco pode acomodar até 5 Pokémon. Assim, você só poderá fazer isso se houver 4 Pokémon ou menos no banco.

B) Evolua os Pokémon(tantos quantos desejar)

Se você possui um card em sua mão que diz “Evolui do XXX” e XXX é o nome de um Pokémon que você tinha em jogo no início da sua vez, você pode colocar esse card em sua mão em cima do Pokémon XXX. Isso se chama “evoluir” um Pokémon.

Quando um Pokémon evolui, ele conserva todos os cards ligados a ele( cards de Energia, Evolução, etc.), e mantém todos os danos que já possui, mas ele não pode usar os ataques nem as Habilidades do Pokémon do qual evoluiu. As condições Especiais de um Pokémon, como Adormecido, Confuso ou Envenenado, também são encerradas quando ele evolui.

C)Ligue um card de Energia a um de seus Pokémon(um por vez de jogar)

Tire um card de energia da sua mão e ligue-o ao seu Pokémon Ativo ou de um de seus Pokémon no Banco. Você pode ligar Energia Apenas uma vez por Rodada!

OBS: Nenhum jogador pode evoluir um Pokémon em sua primeira vez de jogar. Quando você evolui um Pokémon, isso significa que esse Pokémon é novo no jogo. Assim, você não pode evolui-lo outra vez na mesma jogada! Você pode evoluir seu Pokémon Ativo ou seus Pokémon no Banco. Finalmente, nenhum jogador pode evoluir um Pokémon em sua primeira vez de jogar!

D) Jogue cards de treinador:

Ao jogar qualquer card de treinador, faça o que ele diz e obedeça a regra na parte de baixo do card. Então, coloque-o na pilha de descarte. Você pode jogar todos os cards de Item que desejar. Os cards de Apoiador são jogados da mesma forma que os cards de item, mas você só pode jogar um card de Apoiador por rodada. Os cards de Estádio permanecem em jogo até serem removidos por outro card, mas você só pode usar um Card de Estádio por vez de jogar.

E)Recue seu Pokémon Ativo(um por vez)

Na maioria das vezes, você provavelmente não irá recuar. No entanto, se seu Pokémon Ativo possuir muitos contadores de danos, talvez seja interessante recuá-lo e trazer outro Pokémon do Banco para lutar em seu lugar. Você também poderá fazer isso se tiver um Pokémon forte no Banco pronto para a batalha!

Para recuar, você deverá descartar 1 Energia do seu Pokémon ativo para cada energia incolor listado em seu custo para Recuar. Se não houver energia incolores listado, o recuo não terá custo. Em seguida, você irá trocar o Pokémon recuado por um Pokémon do seu Banco. Todos os contadores de danos e cards ligados a cada Pokémon são mantidos quando eles são trocados. Pokémon Adormecidos ou Paralisados não podem recuar. Quando seu Pokémon Ativo vai para o Banco(seja porque recuou ou por algum outro motivo), algumas coisas vão embora: Condições Especiais e qualquer efeitos de ataques. Mantenha todos os cards e contadores de danos que estiverem ligados a aquele Pokémon. Se você recuar, mesmo assim poderá atacar na mesma vez de jogar com seu novo Pokémon Ativo.

F) Use as Habilidades(Tantas quantas desejar)

Alguns Pokémon possuem Habilidades especiais. Muitas delas podem ser usadas antes de um ataque. Cada Habilidade é diferente, assim, leia cuidadosamente para saber como cada uma funciona. Algumas funcionam somente quando uma condição é atendida, enquanto outras são válidas o tempo inteiro mesmo quando não estão sendo usadas. Certifique-se de anunciar quais Habilidades você está usando para que seu oponente saiba o que você está fazendo.

OBS: Lembre-se, Habilidades não são ataques. Por isso, você ainda Poderá Atacar após usar uma habilidade! Você pode usar Habilidades do seu Pokémon Ativo e também de seus Pokémon no Banco.

3)Ataque e encerre a sua vez

Quando estiver pronto para atacar, certifique-se de ter tudo o que queria fazer no passo 2. Após o ataque, sua vez acabou e você não pode voltar atrás! O ataque possui Três passos simples. Após entendê-los, você logo irá atacar como um profissional!

OBS: Na Primeira Rodada do jogo, o primeiro jogador pula esta etapa. Assim que o jogador termina todas as suas ações, a rodada é encerrada. Em seguida, cada jogador ataca normalmente. Pense com cuidado se você deseja ser o primeiro ou o segundo!

A) VERIFIQUE a energia ligada ao seu Pokémon Ativo.

Você precisa da quantidade certa de Energia ligada a um Pokémon para ele atacar. Por exemplo:

Pokémon Pansage. Seu ataque Chicote de Vinha custa 1 energia gramaResultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg . Assim, você deve ter pelo menos 1 Energia gramaResultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg ligada ao Pansage para usar esse ataque. Depois, seu ataque Semente Sanguessuga custa 1 energia de gramaResultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg e 1 energia incolorResultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg, Você deve ter pelo menos 2 Energias ligadas a Pansage para usar a Semente Sanguessuga. A energia incolor Resultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg significa que qualquer tipo de Energia poderá ser usada para a segunda Energia. Quando tiver certeza de ter escolhido a Energia correta, anuncie qual ataque você irá usar.

B) VERIFIQUE a Fraqueza e a Resistência do Pokémon Ativo do seu oponente

Alguns Pokémons possuem Fraquezas ou Resistências a Pokémon de determinados tipos, o que é marcado no canto inferior esquerdo do card (por exemplo, Froakie possui uma fraqueza em relação ao Pokémon de grama Resultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg). Se um ataque causar danos, o Pokémon Ativo do seu Oponente receberá mais danos se possuir uma Fraqueza para o tipo de agressor. Ele receberá menos danos de um Pokémon se ele tiver Resistência ao tipo daquele Pokémon.

OBS: Fraqueza e Resistência não se aplicam a Pokémon no Banco!

C) COLOQUE contadores de danos no Pokémon Ativo do seu oponente

Ao atacar, coloque 1 contador de dano no Pokémon Ativo do oponente para cada 10 de dano causado pelo ataque do seu Pokémon (Descrito a direita do nome do ataque). No exemplo acima, O Chicote de Vinha de Pansage causa 10 de Danos. Então, a Fraqueza de Froakie de x2 para Pokémon Resultado de imagem para simbolo energia grama pokemon tcg faz com que isso se transforme em 10×2 = 20 de danos. Assim, coloque 2 contadores de danos com 10s neles em Froakie. Se um ataque disse para fazer algo a mais, não se esqueça de fazer isso também!

Seu ataque Terminou. Veja se algum Pokémon foi nocauteado pelo ataque. Alguns ataques podem danificar mais de um Pokémon, e algumas vezes, até mesmo o Pokémon que atacou! Por isso, não se esqueça de verificar todos os Pokémon que foram afetados pelo ataque.

Quando um Pokémon possui danos totais pelo menos iguais ao seu PS (por exemplo, 5 ou mais contadores de danos em um Pokémon com Pontos de vida(PS) de 50), ele é Nocauteado. Quando um Pokémon de um jogador é Nocauteado, esse jogador deve colocar ele e todos os cards ligados a ele na pilha de Descarte. O jogador que nocauteou o Pokemon tira uma carta prêmio e coloca na sua mão.

OBS: Quando Pokémon EX são Nocauteadas, você poderá pegar 2 cards de Prêmio.

O jogador cujo Pokémon foi Nocauteado escolhe um novo Pokémon ativo em seu Banco ou em sua própria mão. Se seu oponente não puder fazer isso porque está com o Banco vazio(ou por qualquer outro motivo), você venceu o jogo! Se seu oponente ainda possuir Pokémon em jogo, mas você acabou de pegar o ultimo card de prêmio, você também venceu! A terceira e já mencionada condição de ganhar a partida, é quando seu oponente não tiver mais cards no deck.

D) Sua vez terminou.

Em seguida, você cuidará de algumas tarefas especiais entre as vezes de jogar.

4) Entre as vezes de jogar

Antes de jogo continuar para o próximo jogador, cuide das Condições Especiais nesta ordem:

1)Envenenado 2)Queimado 3)Adormecido 4)Paralisado

Em seguida, aplique os efeitos de quaisquer Habilidade(ou qualquer outra coisa que um card diga que deve acontecer entre as vezes de jogar). Após os jogadores terem feito tudo isso, verifique-se algum Pokémon afetado foi Nocauteado. Em seguida, comece a vez do próximo jogador!

Condições Especiais
alguns ataque deixam o Pokémon ativo Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado ou Envenenado. São as chamadas “Condições Especiais”. Elas podem acontecer somente para um Pokémon Ativo, ou seja, quando um Pokémon vai para o Banco, você deve remover todas as suas Condições Especiais. Evoluir um Pokémon também remove suas Condições Especiais.

Adormecido

Vire o Pokémon no sentido anti-horário para mostrar que ele está adormecido. Quando um pokémon está Adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Entre as vezes de jogar, jogue uma moeda. Se sair cara, o Pokémon acordará(vire o card de volta). Se sair coroa, ele permanecerá Adormecido

Queimado

Se um Pokémon estiver queimado, ele poderá sofrer danos entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon está Queimado, coloque um marcador de Queimadura nele. Entre as vezes de jogar, o dono do Pokémon Queimado joga uma moeda. Se sair coroa, coloque 2 contadores de danos no Pokémon queimado. Um Pokémon não pode ter dois marcadores de Queimadura. Se um ataque produzir outro marcador de Queimadura, a nova condição de Queimado simplesmente Substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Queimadura pareçam diferentes diferentes dos Contadores de danos.

Confuso

Vire um Pokémon com a cabeça em sua direção para mostrar que ele está Confuso.

Se um Pokémon estiver Confuso, você deverá jogar uma moeda antes de usá-lo em um ataque. Se sair cara, o ataque funcionará normalmente, mas se sair coroa, seu Pokémon receberá 3 contadores de danos e o ataque terminará

Paralisado

Vire o Pokémon paralisado no sentindo horário para mostrar que ele está Paralisado.

Quando um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Remova a Condição Especial Paralisado durante a etapa “Entre as vezes de jogar” se seu Pokémon tiver sido Paralisado desde o inicio da sua ultima vez de jogar.

Envenenado

Um pokémon Envenenado sofre Danos entre as vezes de jogar. Quando um Pokémon está Envenenado, coloque um marcador de Veneno nele. Coloque um contador de dano em cada Pokémon envenenado durante cada passo entre as vezes de jogar. Um Pokémon não pode ter dois marcadores de Veneno. Se um ataque produzir outro marcador de Veneno,a nova condição de Envenenado simplesmente substituirá a antiga. Certifique-se de que seus marcadores de Veneno pareçam diferentes dos contadores de danos.

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Removendo Condições Especiais

Ir para o Banco remove todas as Condições Especiais. As únicas Condições Especiais que impedem um Pokémon de recuar são Adormecido e Paralisado. Como as condições Adormecido, Confuso e Paralisado giram o card do Pokémon, aquela que ocorreu por último é a única que permanece em vigor. Como Envenenado e Queimado usam marcadores , elas não afetam as demais Condições Especiais. Um pokémon sem sorte poderia ser Queimado, Paralisado e Envenenado ao mesmo tempo!

 

E essa é a mecânica do Pokemon TCG. Para auxiliar na explicação, segue um vídeo em inglês explicando tudo que foi escrito nessa página. Bom jogo a todos e bem vindo ao mundo de Pokémon Trading Card Game!