Rage na Comunidade – Limitação de Sword/Shield

Ontem durante a Nintendo Treehouse a comunidade Pokémon recebeu uma notícia que abalou os ânimos. Há poucas semanas atrás foi anunciado o chamado Pokémon Home, que é uma versão multiplataforma do Pokémon Bank introduzido no 3ds. Ele vai receber Pokémon do Pokémon Bank, Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee, Pokémon Go, Pokémon Sw/Sh, e possivelmente outros jogos futuros da franquia. Foi anunciado também seria possível transferir os Pokémon do Home para Sword/Shield, entretanto, não é bem por aí. Ontem foi confirmado que apenas Pokémon que constam na Dex regional de Galar poderão ser enviados do Home para Sword/Shield. Sendo assim, se por exemplo um Pokémon como o Dunsparce não estiver na Galar Dex e você quiser transferir o seu do Pokémon Home, você não poderá.

Eu dei um exemplo que pode parecer esquisito pra você, mas a comunidade Pokémon é gigante, todo Pokémon deve ser o preferido de algum fã no mundo. Então muita gente vai acabar ficando desanimada por não pode transferir seu Pokémon preferido para os novos jogos.

Mas qual seria a razão para essa decisão? Temos vários tópicos a discutir. Você poderia dizer que é trabalhoso fazer modelos para todos os mais de 800 Pokémon existentes. Só que não. Os modelos usados em Sw/Sh serão os mesmos que estão sendo usados desde XY, (e também em Sun/Moon) que foram os jogos que introduziram os modelos 3d. Os modelos já estão feitos e inclusive as animações de andar/correr também, que foram introduzidas em Gen7 por causa da mecânica de fotos de Pokémon. Os modelos só precisariam ser renderizados para o novo hardware, o que já foi feito, porque esses modelos renderizados já são usados em Pokémon Go (até gen4) e em Pokémon Ga Ole nos arcades japoneses, que contém todos os Pokémon até Gen7. Você poderia dizer que é por falta de espaço no cartucho. Ora, um Pokémon é um char, um arquivo de char não é tão pesado quanto você imagina. Imagine qualquer jogo cheio de NPC’s diferentes na tela, no nosso caso os NPC são Pokémon, eles são char, não cenários inteiros. Um jogo da Level-5 chamado Ni No Kuni 1 terá uma versão para Switch em breve, ele é um jogo Pokémon Like, com monstros, evolução e captura (e todos já tinham animação de andar/correr). Existem mais de 1000 monstros diferentes e ele é graficamente muito mais bonito que Sw/Sd, então isso não é argumento. 

Mas então o que resta? TALVEZ o motivo seja o Dynamax. Os Pokémon não precisam ser refeitos, mas sim o scaling do tamanho deles na tela, que tem uma série de dificuldades técnicas. Como o Dynamax pode ser ativado em QUALQUER Pokémon, isso justifica o trabalho do scaling em todos mais de 800 Pokémon já existentes, então talvez eles não tiveram tempo suficiente de fazer isso com todos os Pokémon. Mas o que justifica o atraso?

O sucesso de Pokémon Go ditou o caminho que Sw/Sh seguiria, o Dynamax nada mais é do que uma estratégia de marketing para trazer jogadores de Pokémon Go para o Switch. A produção de Sw/Sh só começou após a resposta sobre o sucesso de Go, então eles estão trabalhando em Gen8 a pouco mais de 2 anos, o que é pouco para entrar em um novo hardware. Você poderia dizer: “ué, mas então que atrasem o lançamento e lancem uma versão completa”. Eu concordo plenamente com você, mas não é assim que a Pokémon Company funciona. O lançamento dos jogos é atrelado ao lançamento de novos packs de TCG, do anime e dos filmes no cinema, entre outras coisas, tudo tem que casar. Não existe delay no anime já que ele é contínuo (Alola já está chegando na Liga) e o TCG é muito ativo, portanto não pode atrasar também. Isso faz com os jogos de Pokémon sejam engessados, infelizmente. 

A desculpa oficial que eles deram durante a Treehouse foi que como a quantidade de Pokémon já está muito alta, isso faz com que a quantidade de possibilidades no competitivo seja grande demais. Isso é verdade, mas não justifica nada. Bastava colocar a imposição de que no VGC a partir de 2020, apenas Pokémon da Galar Dex possam ser usados e ponto, você limita o cenário competitivo, mas não precisa restringir o uso ingame dos demais Pokémon. Então eu acredito que essa justificativa foi extremamente fraca e falsa, então vou seguir acreditando na questão da falta de tempo.

Bom, se o motivo foi falta de tempo, é razoável de se esperar que mesmo com os jogos lançados eles continuem trabalhando para fazer o que falta e eventualmente lancem os que faltam de alguma forma. Eles fariam isso? Se fizerem, de que forma fariam? Uma ideia interessante seria como em Pokémon Go, updates frequentes e eventos com Raids envolvendo os Pokémon faltantes, seria uma maneira legal de dar sobrevida aos jogos sempre introduzindo algo “novo”. Eles fariam isso? Não sei, mas é uma ideia. Outra maneira seria simplesmente liberar tudo num 3º jogo ou que vier depois, porque até lá com certeza eles terão completado o que falta. Quem manda nisso é a estratégia de marketing deles, é triste, mas agora tudo o que podemos fazer é esperar.

Para finalizar esse post, concluo com tabelinhas numéricas. Já que vamos ter que aceitar o fato de que a Dex não vai poder ficar completa em Sw/Sd, podemos pelo menos especular quantos Pokémon a Galar Dex terá em média baseado na situação das gerações antigas.

Um pouco de história

– De Gen 2 para Gen 3 devido a falta de tecnologia, não existiu um método para transferir Pokémon entre essas gerações. Isso foi resolvido dentro da mesma geração com o lançamento de Fire Red/Leaf Green, que completou o que faltava pois permitia trocas entre todos os jogos de Gen3. A transferência entre gerações foi resolvida muitos anos depois com o lançamento de Gen1 e Gen2 para o Virtual Console do 3ds e o uso do PokéTransporter para a transferência de Pokémon dessas gerações diretamente para Gen7.

– De Gen3 para Gen4 os jogadores pela primeira vez podiam transferir seus Pokémon entre gerações num local chamado Pal Park. O total de Pokémon até o fim de Gen4 é de 493 Pokémon, 445 deles eram possíveis de obter jogando apenas Diamond/Pearl, os 48 restantes precisavam ser trazidos de Gen3 via Pal Park.

– De Gen4 para Gen5 foi introduzido o chamado PokéTransfer, um local de Black/White em que os jogadores podiam trazer seus Pokémon de Gen4 para Gen5. O total de Pokémon em Black/White 1 é de 649 Pokémon, entretanto 181 deles só podiam ser obtidos por transferência de Gen4 (ou obtidos via Dream World por evento). Em Black/White 2 esse número caiu  para 165, já que vários lendários de regiões antigas podem ser capturados nesses jogos. 

– De Gen5 para Gen6 foi introduzido o PokéTransporter. Um aplicativo que permite transferir Pokémon de BW/BW2 para o PokéBank, e daí serem enviados do PokéBank para XY/OR/AS. Até XY, a National Dex possuía 720 Pokémon, mas 125 deles precisavam ser transferidos gerações antigas pelo Transporter. Quando OR/AS lançaram, com exceção dos míticos, todos os restantes passaram a ser capturáveis nesses jogos, deixando a Gen6 completamente autocontida.

– De Gen6 para Gen7 a transferência era feita diretamente pelo PokéBank. Até o fim de Sun/Moon (removendo Meltan/Melmetal), a National Dex possuía 801 Pokémon, mas a Alola Dex possui apenas 301 Pokémon, todos os 506 restantes precisam ser transferidos de Gen6. Já em Usun/Umoon, a Alola Dex possuía 403 Pokémon e a National Dex cresceu para 807 Pokémon (excluindo Meltan/Melmetal), então os 404 Pokémon restantes precisavam ser obtidos por transferência de gerações antigas. Em qualquer caso, é uma quantidade muito expressiva.

Podemos ver então que a Dex local de cada geração varia muito com o tempo e não possui padrões. A Dex mais autocontida ocorreu em Gen6, e a menos autocontida em Gen7. Mas o que todas elas têm em comum é que cada jogo já possui no código todos os Pokémon de gerações anteriores, então apesar de alguns não estarem na Dex, era questão de tempo fazer a transferência e completar o que faltava. Diferente do caso em que se encontra Sw/Sh, se não estiver na Dex, não poderá ser transferido. O que indica que os Pokémon faltantes não estarão no código dos novos jogos (isso tem muito sentido assumindo que o problema é o Dynamax e a falta de tempo).  Assim, é muito difícil dizer quantos Pokémon ficarão de fora da Galar Dex. Talvez a quantidade não seja grande, pois aparentemente existe uma grande quantidade de encounters diferentes nos novos jogos e os spawns variam conforme o clima. Só que parte disso já era verdade em Sun/Moon, que já tinha bastante diversidade de encounters mas a diversidade de spawns é extremamente baixa pois a Dex local é muito pequena.

 

Deixe uma resposta