Criando uma box de Pokemon com PkHex

Escrito por Ricardo Paleari.

OBS: ESSE MÉTODO É OBSOLETO, PARA ALGO MAIS MODERNO CONFIRA O TUTORIAL DE PKHEX VIA HOMEBREW CLICANDO AQUI.

———————————————————————————————————————————————————-

Olá, hoje teremos um tutorial que ensina um dos famosos métodos de criar Pokémon sem precisar de nenhum hardware ou software pago, que começou a aparecer na internet no final de janeiro de 2015. Existem várias possibilidades:

1) Criar apenas um Pokémon e colocá-lo na Box 1 Slot 1;
2) Sobrepor apenas a Box 1 (toda) do seu pc do jogo.
3) Editar os Pokémon de todas as suas box ao mesmo tempo.

Neste tutorial eu vou explicar o método 2, ou seja, iremos criar até 30 Pokémon ao mesmo tempo e colocarmos na sua Box 1 do jogo. Na minha opinião esse método é o mais rápido, simples e prático.

Se você procura um tutorial do método 3, que altera todo o seu save de uma vez só, clique aqui.

1) Do que você vai precisar?

– Um Nintendo 2ds/3ds (pode ser normal ou XL) com firmware entre 9.0 e 9.5.
– Atenção, o método não funcionará após instalar o update do dia 02/03/15. Por isso NÃO ATUALIZE para a versão mais recente.

– Um jogo em mídia digital ou física de Pokémon X/Y/OR/AS onde você colocará os Pokémon criados.
– Um computador/notebook com leitor de cartões SD.
– O cartão SD do seu 3ds na posição destravada (tire o SD do seu 3ds enquanto desligado e mude a chave para a posição “destravado”).
– O Browser do 3ds totalmente limpo, sem cookies e histórico. Assim que você abrir o navegador do 3ds, vá na opção ferramentas (símbolo de chave) e desça a tela até a parte mais baixa, haverá uma opção chamada “Deletar dados salvos” e escolha “Deletar tudo”. Use-a para limpar tudo de uma vez.
– O software (gratuito) Pkhex, que pode ser baixado no link

http://projectpokemon.org/forums/showthread.php?36986-PKHeX-%28Gen-6-SAV-PKX-Editor%29

– Para que o programa Pkhex funcione, é necessário que o Microsoft Framework do seu PC esteja atualizado, caso não esteja, quando você tentar abrir o programa, ele te avisará e você deverá primeiro atualizar o Framework.

2) Começando o método

Por questão de organização, crie uma pasta na sua área de trabalho (ou onde você quiser) chamada Pkhex. Coloque o software baixado nessa pasta (é preciso descompactar).

Agora abra o link

http://projectpokemon.org/forums/showthread.php?44567-Web-Browser-RAM-based-Box-Import-Export-code&p=196064

e baixe o arquivo “Attached Files – Box data importer and exporter.zip“. Descompacte o arquivo .zip e jogue os arquivos descompactados (boxdata.bin e code.bin) dentro da sua pasta Pkhex.

Abra o jogo onde você quer injetar Pokémon, abra o pc do jogo e deixe a Box 1 vazia (simplesmente mova os Pokémon que estiverem lá para outras Box). Salve o jogo e desligue seu 3ds.

3) Criando Pokémon com o Pkhex

Agora é hora de criar os Pokémon que vão ficar na sua Box 1 do jogo. Abra o programa Pkhex. Você verá uma tela como a da imagem abaixo

tut1

Clique em “Tools” na parte superior da tela e em seguida em “Toggle box Interface”. Agora vá em “File -> Open” e ao lado da barra com o “nome do arquivo” você verá escrito “PKX files”, clique em cima dessa opção e mude para “All Files”. Agora o arquivo boxdata.bin deverá aparecer na tela, abra esse arquivo.

Não se assuste agora, na tela da box a sua direita você verá 30 Giratinas XD, isso é simplesmente porque o arquivo boxdata.bin baixado é um apenas um modelo de arquivo, e você poderá editar e alterar tudo em cima desse modelo agora. Usando o programa Pkhex e suas ferramentas, altere e crie como desejar os 30 slots dessa box.

O tutorial sobre como usar o Pkhex para criar Pokémon de maneira correta está no link abaixo

Após criar os seus Pokémon, como por exemplo na imagem abaixo

tut2

agora iremos salvar este arquivo. A maneira CORRETA de se fazer isso é clicando na opção “Tools” da tela a direia (ao lado de “Other” e “SAV”) e em seguida “Save Data Box ++“. Uma pergunta aparecerá e você deverá responder “NÃO“. Clique em substituir o arquivo e pronto, temos a nossa nova Box 1 pronta, agora só precisamos colocá-la no jogo.

4) Finalizando o método

Agora com seu 3ds desligado, remova o cartão SD e coloque ele em um leitor de cartões SD do PC/notebook onde você criou a pasta Pkhex e editou os Pokémon. Copie os arquivos “code.bin” e boxdata.bin” da pasta do Pkhex e coloque-os na pasta raiz do cartão SD do 3ds. Se você não sabe, a pasta raiz é simplesmente a pasta que aparece quando você acessa o cartão SD, não precisa abrir nenhuma pasta dentro do SD.

Agora remova o SD e coloque-o de volta no seu 3ds. Ligue o 3ds, abra o jogo de Pokémon que você quiser injetar a Box 1 e deixe o jogo ABERTO (mas deixe seu personagem fora do pc, como na imagem abaixo). Agora aperte o “Home” e abra o Browser do seu 3ds.

tut3

Escreva na barra de endereços a URL  http://loadcode.projectpokemon.org . Espere um pouco e você receberá uma mensagem de ERRO, não se assuste, é pra ser assim mesmo. Após clicar em “OK” abra seu jogo novamente e verifique a Box 1 do seu PC, os Pokémon que você criou no Pkhex deverão estar todos lá. E fim da história 🙂  Você poderá repetir o método quantas vezes quiser.

5) Descobrindo seu SID (Secret ID)

Fazendo o método das box acima pela primeira vez , um novo arquivo é gerado no seu SD, que se chama ” box2dump.bin “, copie esse arquivo para o seu PC e abra ele com o Pkhex. Neste arquivo vai aparecer quais Pokémon estão na sua Box 2 do jogo. Então antes de fazer isso, coloque algum Pokémon capturado por você mesmo nessa box 2, clique com o botão direito do mouse em cima dele e escolha “View”. Vá na guia “Mist/OT” e anote as informações do seu OT/ID/SID.

6) Dicas e Links úteis

Nosso blog tem uma página feita por mim com arquivos .pk6  de TODOS os 721 Pokémon em versões competitivas, então baixa-los e manda-los para seu jogo. O link para a página com esses arquivos é

http://pokemonmegagenbr.com/dex-megagen-pkhex/

7) Possíveis erros que podem acontecer no meio do caminho

Quando tentei copiar os arquivos do pc para o SD recebi a mensagem “Disco protegido contra gravação”.

Se você está nessa situação, certifique-se que a posição da chave do seu SD não esteja em “Lock”. Se ela não estiver mas o problema persistir, é porque seu leitor de SD está com problema, tente um outro leitor.

– Fiz todo o processo mas não apareceu nenhum Pokémon na minha Box 1

Nesse caso, provavelmente você esqueceu de limpar os cookies/histórico do Browser, certifique-se que você limpou eles e tente novamente.

– Fiz todo o processo, mas apareceram alguns ovos na box

Isso acontece geralmente quando você fez algo de errado no processo. O erro mais comum é salvar o arquivo boxdata.bin de maneira incorreta, certifique-se de que você seguiu o tutorial passo a passo. Se apareceu algum egg, não salve o jogo e comece o processo novamente até dar certo. Esse egg é conhecido como “bad egg”, ele nunca vai chocar e PODE trazer problemas para seu jogo se você mexer com ele. Por isso repita o processo até que não apareça nenhum egg.

– Fiz todo o processo, os Pokémon apareçam corretamente mas a Pokédex não registrou eles

Nesse caso, pegue esses Pokémon, coloque-os no PokéBank e depois retire-os de volta. Isso deve corrigir o problema.

– Fiz todo o processo, os Pokémon apareçam corretamente mas não consigo trocá-los nem usá-los em batalhas on-line.

Isso é porque você criou Pokémon impossíveis. O filtro de hack do jogo no modo online não permite que Pokémon impossíveis sejam usados de maneira nenhuma. Por isso, enquanto estiver criando seus Pokémon, tenha o cuidado de criar Pokémon que possam ser obtidos legalmente no jogo. Você deve se atentar a todos os detalhes, como o Met location (onde ele foi encontrado), em qual level ele foi encontrado, em que pokéball ele está, se ele pode ter todos os moves que você colocou e assim por diante. Criando da maneira correta, os Pokémon VÃO funcionar online, seja em trade ou em batalhas, sem problema nenhum. O meu conselho é que vocês pesquisem o que um Pokémon pode ou não pode ter usando o site

http://www.serebii.net/index2.shtml

Basta pesquisar cada Pokémon individualmente e ver o que é e o que não é possível, esse site tem simplesmente tudo o que você precisa saber.

20 comentários em “Criando uma box de Pokemon com PkHex

  • 28 de janeiro de 2015 em 13:02
    Permalink

    Não consegui, meu browser estava vasio, tudo zerado e eu não consegui, estava tentando fazer um mew com transform.

  • 28 de janeiro de 2015 em 18:06
    Permalink

    Clique em “Tools” na parte superior da tela e em seguida em “Toggle box Interface”. Agora vá em “File -> Open” e ao lado da barra com o “nome do arquivo” você verá escrito “PKX files”, eu fiz tudo ai quando fui la em opem n tinha escrito pkx files

  • 3 de fevereiro de 2015 em 00:03
    Permalink

    Cara isso nn funciona , nn sei pq ? eu faço td certo e nn deixam eu entrar em batalha com os pokemon que criei , tem algum geito de isso mudar !

    • 7 de fevereiro de 2015 em 13:29
      Permalink

      Não tem problema nenhum, a atualização do firmware 9.5 não influenciou em nada, bom você lembrar, vou atualizar o tutorial avisando que o firmware pode ser 9.5, valeu 🙂

        • 7 de fevereiro de 2015 em 17:30
          Permalink

          é só você carregar as informações de algum pokémon pego por você mesmo no jogo e ir na guia OT/Misc e anotar as informações

          • 7 de fevereiro de 2015 em 17:45
            Permalink

            Nem sei como faço isso :v

            Tem como eu usar só o seu ISD? e por o TID e o OT do meu Y?

  • 16 de fevereiro de 2015 em 00:34
    Permalink

    Se usar o pkhex nao tem risco de ser banido do online nao ne?Pq a nintendo ta banindo quem usa hack tipo gateway, e o pkhex nao entra no quesito hack nao ne?

    • 16 de fevereiro de 2015 em 12:40
      Permalink

      de maneira alguma, pkhex não tem absolutamente nada a ver com pirataria, a game freak não está nem aí pro pkhex, se eles quisessem ter proibido o uso já teriam lançado um patch de correção do navegador

  • 17 de fevereiro de 2015 em 18:42
    Permalink

    Então se eu colocar um SID errado o pokemon não vai poder ser usado on line? Teria o link do tutorial sobre como achar esse número? Já agradeço antecipadamente pela ajuda. =)

    • 18 de fevereiro de 2015 em 18:06
      Permalink

      Cada treinador tem um SID determinado, por isso não se pode colocar qualquer coisa. A explicação de como encontrar o seu SID está nos dois tutorial mais la embaixo, leia de novo.

    • 27 de fevereiro de 2015 em 14:55
      Permalink

      você não estava conseguindo acessar o site porque estava digitando errado a URL, mas enfim, também dá pra ler por QR, tanto faz

Deixe uma resposta