Gerando e lendo QR codes de Pokémon com Pkhex

Por: Ricardo Paleari

OBS: ESSE MÉTODO É OBSOLETO, PARA ALGO MAIS MODERNO CONFIRA O TUTORIAL DE PKHEX VIA HOMEBREW CLICANDO AQUI.

———————————————————————————————————————————————–

Olá pessoal! Desta vez vou ensinar como gerar QR codes de arquivos de Pokémon a partir do Pkhex.

Atenção! O método não funcionará após instalar o update do dia 02/03/15. Por isso NÃO ATUALIZE para a versão mais recente.

Introdução

Nesse tutorial eu estarei ASSUMINDO que você já é familiar com o Pkhex e sabe como usar pelo menos o básico dele. Se você ainda não sabe, leia nossos tutoriais a respeito dele e também nossos videos no canal do MegaGen no Youtube, para aprender o básico de como criar Pokémon legítimos no Pkhex e que funcionem online bem como encontrar links para download e tudo mais. Link para os tutoriais escritos:

http://pokemonmegagenbr.com/tutoriais-e-curiosidades/

Link para o canal do MegaGen no Youtube com vídeos ensinando a mexer no Pkhex:

Canal no Youtube

1) Do que consiste o método

Após criar o arquivo de um Pokémon usando o Pkhex, você poderá gerar um QR code dele e disponibilizá-lo para seus amigos para que aquele Pokémon seja injetado no jogo dessas pessoas (ou no seu próprio claro). É uma maneira virtual de fazer giveaways sem precisar fazer trocas manuais. Também é uma maneira interessante e rápida de disponibilizar para as pessoas Pokémon mais difíceis de fazer e raros.

2) Gerando o QR code de um arquivo

Isso é muito fácil, baixe a versão mais recente do Pkhex no link

http://projectpokemon.org/forums/showthread.php?36986-PKHeX-%28Gen-6-SAV-PKX-Editor%29

abra o programa, crie o Pokémon desejado e logo ao lado do sprite do Pokémon existe uma opção chamada “QR!”, como na imagem abaixo

pkhex_arceus

basta clicar nessa opção e pronto! O QR será gerado na hora como na imagem abaixo

arceus_shiny

Eu fiz um arquivo compactado com todos os Pokémon lendários no formato .pk6 que podem ser usados como exemplos. Todos funcionam online, basta usar a ideia acima para gerar o QR code deles. Acesse o arquivo no link abaixo

https://www.dropbox.com/sh/sih7ub8xn1ij4hc/AAD6nGKawfn5VIHDa8Tqqnfda?dl=0

3) Inserindo o Pokémon no jogo usando o QR code

Essa parte também é fácil. Para inserir o Pokémon do código no jogo, abra seu Pokémon X/Y/OR/AS, certifique-se que não há nenhum Pokémon no Slot 1 da sua Box 1, deixe o jogo ABERTO com seu personagem VISÍVEL  na tela, ou seja, não fique com o PC do jogo aberto, aperte o botão Home do seu 3ds e em seguida aperte L+R juntos. Isso ativará sua câmera do 3ds. Clique no botão do leitor de QR codes e agora leia o código QR gerado.

Importante notar que você deve encaixar os 3 quadrados do QR perfeitamente no scanner do 3ds e não tremer a mão durante a leitura! Após ler o código, o jogo perguntará se você quer abrir o browser do 3ds, escolha sim e espere. Você verá uma MENSAGEM DE ERRO, não se assuste, é pra acontecer isso mesmo! Após isso, escolha ok e abra o jogo novamente e o Pokémon deverá estar no Slot 1 da Box 1! Sem segredo nenhum. Certifique-se de ter limpado o histórico e os cookies do navegador do seu 3ds antes de fazer esse processo, pois caso contrário pode ser que o método não funcione e nenhum Pokémon apareça no slot 1 da box 1.

4) Recomendações e Cuidados que devem ser tomados

Como todo método desse tipo, alguns cuidados devem ser tomados.

Não leia o QR code de qualquer Pokémon na internet, apenas de fontes confiáveis! Um Pokémon mal feito pode gerar bad eggs no seu jogo. Se isso acontecer com algum código, NÃO salve o jogo e simplesmente reinicie, e não leia mais aquele código. 

– É possível gerar o QR code de QUALQUER arquivo .Pk6, portanto mais uma vez, não leia qualquer QR code na internet! Não nos responsabilizamos por qualquer dano ao seu jogo/console por você pesquisar mal.

– Ler o QR não é garantia de que o Pokémon vá funcionar online! É a mesma recomendação dos outros tutoriais, Pokémon impossíveis ou que ainda não foram disponibilizados oficialmente não entram online, por exemplo, no presente momento Az Floette, Hoopa e Volcanion não entrarão online de nenhuma maneira!

– Limpe o histórico e os cookies do navegador do 3ds antes de fazer o processo! Faça isso abrindo o navegador, escolha a opção “configurações” (com símbolo de chave) e desça até a opção “Limpar dados salvos”, clique em sim e espere o navegador reiniciar.

10 comentários em “Gerando e lendo QR codes de Pokémon com Pkhex

Deixe uma resposta