Guia para SOS Chaining em Sun e Moon!

hora-do-sos-chain

E aí galera, beleza? Com a chegada de Pokémon Sun e Moon, foi adicionada uma nova mecânica aos jogos chamada de SOS Chaining, que é quando você encontra um Pokémon selvagem, esse Pokémon tem uma chance de chamar um Pokémon aliado para combater ao seu lado, fazendo basicamente uma luta 2 contra 1. A cada vez que um aliado novo aparece, a sua “corrente” (também chamada de Chain) aumenta em +1.

Mas se você não conhece nada sobre essa mecânica, deve estar se perguntando: “Por que eu iria querer fazer uma chain?”

Existem 4 motivos para você querer enfrentar vários Pokémon em sequência, e eu vou citar cada um deles abaixo, explicando cada um em detalhes:

IVs Perfeitos: Quanto maior for a sua Chain, mais IVs com o valor de 31 seu Pokémon terá garantido. A quantidade de IVs perfeitos que um Pokémon tem garantidos é a seguinte:

  • Chain entre 0 e 4: Nenhum IV perfeito garantido.
  • Chain entre 5 e 9: Pelo menos 1 IV perfeito garantido.
  • Chain entre 10 e 19: Pelo menos 2 IVs perfeitos garantidos.
  • Chain entre 20 e 29: Pelo menos 3 IVs perfeitos garantidos.
  • Chain entre 30 e 255*: Pelo menos 4 IVs perfeitos garantidos.
  • Após 255 a Chain reinicia como se não tivesse tido nenhum encontro anteriormente.

Hidden Abilities: A medida que a sua Chain cresce, maior é a chance do Pokémon vir com Hidden Ability. A chance é a seguinte:

  • Chain entre 0 e 9: 0% de chance de Hidden Ability.
  • Chain entre 10 e 19: 5% de chance de Hidden Ability.
  • Chain entre 20 e 29: 10% de chance de Hidden Ability.
  • Chain entre 30 e 255*: 15% de chance de Hidden Ability.
  • Após 255 a Chain reinicia como se não tivesse tido nenhum encontro anteriormente.

Shiny Pokémon: Quando a Chain aumenta, também é maior a chance de aparecer aqueles Pokémon raros de coloração diferente. As chances ainda não foram confirmadas, então não tome isso com 100% de certeza, mas é especulado que a chance é de 4/4096, ou seja, 1/1024 após uma Chain de 70. Caso tenha o Shiny Charm, as chances aumentariam para 6/4096, ou seja, 1/512. Além disso, a Chain também se reinicia em 255 como para IVs e Hidden Abilities.

EV Training: SOS também te ajuda a treinar os EVs dos seus Pokémon. Eu poderia explicar como isso, mas já tem um tutorial muito mais completo no MegaGen, basta clicar AQUI para conferir. 

Se você não sabe o que é IVs ou EVs, clique AQUI.

Agora eu vou explicar e dar algumas dicas de como ir atrás dessas chains. A primeira coisa que você deve saber é que tem 3 coisas que influenciam a chance de um Pokémon chamar ajuda:

  • O uso da Adrenaline Orb, um item introduzido em Sun/Moon, aumenta a chance de um Pokémon selvagem chamar ajuda.
  • Ter um Pokémon do seu lado do campo com a habilidade Pressure, Intimidate ou Unnerve também aumenta a chance de chamar ajuda.
  • Quanto menor for o HP do Pokémon selvagem, maior a chance de ele chamar ajuda.

adrenalineorb

Alguns Pokémon são extremamente úteis para fazer um SOS chain de vida longa. Um exemplo mirabuloso é o Smeargle com False Swipe, Soak, Worry Seed e Thunder Wave. Ele pode usar False Swipe em Ghosts, Thunder Wave em Ground types graças ao Soak, e pode identificar a Ability do adversário com Worry Seed. Outro exemplo é o Absol com False Swipe, Thunder Wave e a habilidade Pressure. Porém tome cuidado, Thunder Wave é só para capturar o Pokémon desejado, NÃO USE STATUS EM POKÉMON QUE VOCÊ NÃO QUER CAPTURAR. Um Pokémon paralisado, congelado ou dormindo NÃO chamará ajuda.

Além disso, crie um estoque bem grande de Leppa Berry no Poke Pelago antes de entrar na batalha, ou leve golpes com bastante PP como Tackle, porque os PPs vão embora bem rápido.

th

Após a sua preparação e ao encontrar o Pokémon com o qual você quer começar a sua chain, é ideal que você use um Adrenaline Orb logo de cara e usar False Swipe no Pokémon até ele chamar ajuda pela primeira vez. Quando o primeiro aliado aparecer, você deve atacar o Pokémon aliado para ele desmaiar, assim o primeiro Pokémon poderá continuar chamando ajudas e você aumentará sua chain. A partir disso, sempre que o Pokémon não tenha chamado ajuda naquela rodada, ou mesmo que chame e ela falhe, você pode preservar o PP de seus Pokémon utilizando novos Adrenaline Orb, pois elas vão falhar (assim o item não é gasto) e mesmo assim o turno vai contar como jogado. Continue desmaiando os Pokémon para a chain continuar aumentando e você conseguir o resultado esperado (é ideal você manter controle da sua chain fazendo uma contagem).

Tome cuidado para o Pokémon selvagem não usar struggle e você perder a sua Chain, por isso, às vezes (geralmente depois de umas 20 rodadas), você deve desmaiar o Pokémon inicial e usar False Swipe em um Pokémon novo com mais PP. Não é necessário usar outra Adrenaline Orb e isso não reinicia a sua Chain. Porém, preste atenção que o Pokémon novo deve ser da mesma espécie ou da mesma família do Pokémon inicial. Por exemplo, se você está caçando um Cubone e ele chama um Kangaskhan, se você derrotar o Cubone, o Kangaskhan nunca irá chamar ajuda, então você só deve trocar por outro Cubone. Trocar o seu Pokémon por outro não vai quebrar a Chain.

Algumas dicas para casos específicos:

  • Quando você estiver procurando Hidden Abilities, a partir de uma Chain de 20, utilize golpes como Worry Seed, Skill Swap ou Entrainment nos Pokémon chamados para descobrir mais facilmente se eles têm a habilidade desejada.
  • Caso você vá enfrentar um Pokémon com os golpes Wrap ou Sand Tomb, é interessante usar um Pokémon com False Swipe com imunidade a eles como Decidueye e Fearow, pois esses golpes diminuem a vida do seu Pokémon muito rápido, e vai te fazer gastar muito dinheiro com poções.
  • Caso o Pokémon que você esteja procurando tenha o golpe Self-Destruct ou Explosion (como Minior), leve um Pokémon com a habilidade Damp como Parasect (que tem Damp como Hidden Ability e aprende False Swipe) ou Poliwrath e Golduck, caso você não queira ir atrás de um Parasect com Hidden Ability. Essa habilidade impede que qualquer Pokémon em campo exploda.
  • Pokémon Ghost como Decidueye também é interessante contra Pokémon que usam golpes normais de recoil como Double-Edge e Take Down (como Beldum).
  • Taunt é uma boa também caso você esteja enfrentando um Pokémon Ghost com Curse como Gastly.

Cada Pokémon tem uma chance diferente de chamar ajuda, os Pokémon são divididos em 5 grupos:

Ajudas NUNCA serão chamadas por esses Pokémon:

  • Butterfree
  • Sudowoodo
  • Happiny
  • Chansey
  • Snorlax
  • Gengar
  • Crobat
  • Sableye
  • Mareanie
  • Salamence
  • Espeon
  • Umbreon
  • Poliwrath
  • Politoed
  • Goomy
  • Sliggoo
  • Castform
  • Wimpod
  • Starmie
  • Minior
  • Pangoro
  • Komala
  • Gabite
  • Vanillite
  • Vanillish
  • Exeggutor
  • Kommo-o
  • Lucario
  • Dragonite
  • Tapu Koko
  • Tapu Lele
  • Tapu Bulu
  • Tapu Fini
  • Solgaleo
  • Lunala
  • Nihilego
  • Buzzwole
  • Pheromosa
  • Xurkitree
  • Celesteela
  • Kartana
  • Guzzlord
  • Necrozma

Ajudas serão chamadas muito raramente:

  • Slowbro
  • Marowak
  • Kangaskhan
  • Scyther
  • Pinsir
  • Tauros
  • Gyarados
  • Lapras
  • Miltank
  • Sharpedo
  • Absol
  • Glalie
  • Relicanth
  • Lycanroc
  • Lurantis
  • Turtonator
  • Drampa
  • Dhelmise

Ajudas serão chamadas com pouca frequência:

  • Raticate
  • Fearow
  • Pikachu
  • Clefairy
  • Jigglypuff
  • Parasect
  • Dugtrio
  • Persian
  • Golduck
  • Primeape
  • Poliwhirl
  • Kadabra
  • Machoke
  • Tentacruel
  • Graveler
  • Magneton
  • Muk
  • Haunter
  • Hypno
  • Seaking
  • Electabuzz
  • Magmar
  • Dragonair
  • Ledian
  • Ariados
  • Lanturn
  • Granbull
  • Skarmory
  • Porygon2
  • Pelipper
  • Masquerain
  • Hariyama
  • Wailord
  • Torkoal
  • Spinda
  • Vibrava
  • Whiscash
  • Luvdisc
  • Shelgon
  • Metang
  • Gastrodon
  • Drifblim
  • Munchlax
  • Lumineon
  • Herdier
  • Boldore
  • Krokorok
  • Garbodor
  • Alomomola
  • Braviary
  • Mandibuzz
  • Fletchinder
  • Klefki
  • Gumshoos
  • Oricorio
  • Ribombee
  • Mudsdale
  • Araquanid
  • Shiinotic
  • Bewear
  • Steenee
  • Palossand
  • Pyukumuku
  • Bruxish
  • Hakamo-o

Ajudas serão chamadas com uma frequência média:

  • Rattata
  • Spearow
  • Sandshrew
  • Vulpix
  • Golbat
  • Paras
  • Diglett
  • Meowth
  • Mankey
  • Growlithe
  • Poliwag
  • Abra
  • Machop
  • Geodude
  • Slowpoke
  • Magnemite
  • Grimer
  • Shellder
  • Gastly
  • Drowzee
  • Goldeen
  • Staryu
  • Magikarp
  • Ditto
  • Eevee
  • Porygon
  • Dratini
  • Ledyba
  • Spinarak
  • Chinchou
  • Murkrow
  • Misdreavus
  • Snubbull
  • Sneasel
  • Corsola
  • Delibird
  • Smeargle
  • Wingull
  • Surskit
  • Makuhita
  • Nosepass
  • Carvanha
  • Wailmer
  • Trapinch
  • Barboach
  • Feebas
  • Snorunt
  • Bagon
  • Beldum
  • Shellos
  • Drifloon
  • Finneon
  • Lillipup
  • Roggenrola
  • Cottonee
  • Petilil
  • Sandile
  • Trubbish
  • Emolga
  • Rufflet
  • Vullaby
  • Fletchling
  • Pancham
  • Carbink
  • Phantump
  • Trumbeak
  • Yungoos
  • Grubbin
  • Crabrawler
  • Cutiefly
  • Rockruff
  • Wishiwashi
  • Mudbray
  • Dewpider
  • Fomantis
  • Morelull
  • Salandit
  • Stufful
  • Bounsweet
  • Comfey
  • Sandygast
  • Togedemaru
  • Mimikyu
  • Jangmo-o

Ajudas serão chamadas com muita frequência:

  • Caterpie
  • Metapod
  • Zubat
  • Psyduck
  • Tentacool
  • Exeggcute
  • Cubone
  • Pichu
  • Cleffa
  • Igglybuff
  • Elekid
  • Magby
  • Bonsly
  • Riolu
  • Pikipek
  • Charjabug
  • Salazzle
  • Oranguru
  • Passimian

Além disso, existem alguns Pokémon que só aparecem como ajuda caso esteja com algum tipo de clima em campo. Esse clima pode ser causado automaticamente pelo próprio jogo quando há um clima fora da batalha, pode ser causado por moves (Hail, Rain Dance, Sandstorm) ou por abilities (Snow Warning, Drizzle, Sand Stream). Esses Pokémon não podem chamar outros Pokémon como ajuda, então você deve se manter com o Pokémon inicial caso queira continuar a Chain. Todos os 3 modos funcionam, porém deve ser no lugar específico para cada Pokémon. Abaixo está uma lista com todos os Pokémon que podem ser pegos por esse método, todos tem uma chance de 10% de serem chamados quando está com o seu respectivo clima, a menos que eles estejam com um (1%) do lado, o que significa que eles tem só 1% de chance de serem chamados:

  • Malie Garden (Rain): Poliwhirl, Poliwrath(1%) durante o dia, Politoed(1%) durante a noite.
  • Malie Garden (Hail): Castform.
  • Malie Garden (Sandstorm): Castform.
  • Lush Jungle (Rain): Goomy, Castform(1%)
  • Lush Jungle (Hail): Castform
  • Lush Jungle (Sandstorm): Castform
  • Route 17 (Rain): Goomy, Castform(1%)
  • Route 17 (Hail): Castform
  • Route 17 (Sandstorm): Castform
  • Exeggutor Island (Rain): Sliggoo, Castform(1%)
  • Exeggutor Island (Hail): Castform
  • Exeggutor Island (Sandstorm): Castform
  • Tapu Village (Rain): Castform
  • Tapu Village (Hail): Vanillite, Castform(1%)
  • Tapu Village (Sandstorm): Castform
  • Mount Lanakila (Rain): Castform
  • Mount Lanakila (Hail): Vanillish, Castform(1%)
  • Mount Lanakila (Sandstorm): Castform
  • Haina Desert (Rain): Castform
  • Haina Desert (Hail): Castform
  • Haina Desert (Sandstorm): Gabite, Castform(1%)

sliggoo

Por último, alguns Pokémon só podem ser encontrados no jogo ao serem chamados como ajuda de SOS, não podendo ser encontrados por nenhum outro método no jogo. Note na lista abaixo que não foram especificados Pokémon que algum outro membro da família pode ser encontrado de outra forma. Por exemplo, o único jeito de achar Salamence selvagem é por SOS, porém, como é possível achar Bagon selvagem normalmente, Salamence não será considerado nessa lista:

  • Vanillite/Vanillish: Veja seção acima
  • Gabite: Veja seção acima
  • Castform: Veja seção acima
  • Goomy/Sliggoo: Veja seção acima
  • Sableye: Ajuda do Carbink dentro da caverna de Ten Carat Hill (Cuidado que o Sableye atacará o Carbink antes de te atacar)
  • Happiny: Ajuda de Pichu, Igglybuff, Bonsly e Munchlax
  • Chansey: Ajuda de Cleffa, Elekid e Riolu
  • Mareanie: Ajuda de Corsola (Cuidado que o Mareanie atacará o Corsola antes de te atacar)

mareanie