Shiny Chaining com DexNav

Este tutorial apresenta a DexNav de Pokémon OR/AS e as técnicas para fazer Shiny Chaining (encontrar Pokémon shiny com mais facilidade).

O tutorial foi escrito por Julian de Lima Silva e Ricardo Paleari.

Funções da DexNav

Uma das habilidades da DexNav é que você pode rastrear Pokémon específicos pela primeira vez na franquia. No mapa aparecem os Pokémon próximos da área em que você está passando. Apenas a sombra de um Pokémon aparece caso você ainda não o tenha registrado na sua PokéDex.

dex1

Assim que você rastreia um Pokémon (clicando em cima dele), uma tela do seguinte tipo é mostrada:

dex2

Abaixo o significado de cada item:

Search Level: O jogo registra quantas vezes você encontra com cada Pokémon. Quantos mais vezes você encontrar um certo Pokémon, maior será o level da DexNav daquele Pokémon. Quanto maior o Search Level, melhores serão os Pokémon que você encontrar quando os rastreia.

Type: Você irá ver o tipo do Pokémon que está rastreando.

Level: Você irá ver o Level do Pokémon que está rastreando. Quanto maior o Search Level daquele Pokémon, maior a chance de encontrá-lo com um level mais alto do que os Pokémon comuns daquela área.

Potential: Indica quantos IVs perfeitos o Pokémon que você está rastreando possui. Cada estrela destacada é um IV de 31 em algum status aleatório. Quanto maior o Search Level daquele Pokémon, maior a chance de encontrar Pokémon com estrelas.

Hold Item: Você verá se o Pokémon está segurando algum item. Quanto maior o Search Level, maiores as chances de encontrar itens raros, que normalmente não são encontrados em Pokémon. Por exemplo, com Search Level alto de Pelipper, eles poderão carregar Lucky Eggs.

dex3

Ability: Você verá a habilidade do Pokémon. Quanto maior o Search Level, aumentam as chances do Pokémon vir com sua Hidden Ability.

First Move: Você verá o primeiro ataque do Pokémon. O ataque geralmente é um que o Pokémon aprenda naturalmente, mas quanto maior for o Search Level, esse ataque poderá ser um EggMove aleatório.

Shiny Chaining

O método de encontrar Pokémon Shiny por Chaining voltou em XY com o uso do PokéRadar. Em OR/AS, o PokéRadar foi substituído pela DexNav em termos de Chaining. Esse é um método muito eficiência (entretanto que exige muita paciência) para encontrar Pokémon Shiny. Abaixo segue um tutorial de como funciona o Chaining com a DexNav.

Fazendo o Chain

Vá para a área onde tem o Pokémon que lhe interessa e deixe a DexNav aberta. Use a DexNav para pesquisar o Pokémon que te interessa. Alguma grama (ou spots em cavernas ou água quando for o caso) vai começar a tremer. Você deverá usar o Sneaking (caminhar devagar) para chegar até a grama que estiver balançando. VOCÊ NÃO PODE ANDAR NORMALMENTE! Chegando na grama balançando, aparecerá o Pokémon que você procura. Derrote-o ou o capture-o. Após isso, NÃO SE MEXA! Use a DexNav novamente para pesquisar de novo o Pokémon  que interessa. Após a Dexnav encontrá-lo, mais algum lugar no mapa vai balançar, e novamente você deverá ir até esse lugar usando Sneaking. Chegando com sucesso, o mesmo Pokémon deverá aparecer, e assim por diante. Se você continuar a Chain com sucesso, sem quebrá-la, eventualmente algum shiny aparecerá. Entretanto, o Chaining tem várias “regras” que devem ser seguidas, para que a Chain não quebre e você tenha que começar tudo novamente. Citaremos essas regras logo abaixo junto com recomendações antes de começar uma Chain.

Recomendações

– O Pokémon que você deseja já deve ter sido registrado na sua PokéDex antes de começar o Chain;

– Tenha muitos Repels (max repel de preferência), já que encontrar qualquer outro Pokémon na grama durante o Chain vai quebrá-la. Também tenha muitas Pokébolas reservas, para que caso você encontre um Shiny você não perca a chance de pegá-lo.

– Tenha um Pokémon de level alto com o ataque False Swipe. Esse ataque nunca derrota o Pokémon, sempre o deixando com 1 de hp. Um Fearow é um bom candidato. É recomendado também que seus Pokémon tenham muitos PP para não correr o risco deles ficarem sem ataques.

– Caso o Pokémon que você procura possa ser encontrado em hordas, tenha um Pokémon com Sweet Scent. Para cada espécie igual de Pokémon que você encontra, o Search Level daquele Pokémon aumenta em +1. Como o Sweet Scent atrai hordas, onde geralmente aparecem 5 Pokémon iguais, o Search Level do determinado Pokémon irá aumentar em +5.

– É recomendado que o “Search Level” do Pokémon que você procura esteja alto, já que isso aumenta das chances de além de conseguir um shiny, que ele venha com bons IVs, Hidden Ability e até egg moves.

– Use o direcional analógico para se mover pelo Sneaking.

– Após uma Chain de 40 encontros seguidos, a chance dos Pokémon dos próximos encontros serem Shiny é de 1/200, que é a maior chance possível de se obter um Pokémon  selvagem Shiny.

Situações que quebram a Chain:

– Em cada encontro com o Pokémon procurado, você deve derrotá-lo ou capturá-lo. Fugir da batalha quebra a Chain.

– Após capturar ou derrotar o Pokémon desejado na Chain, NÃO SE MOVA! Imediatamente use a DexNav para procurar a posição do próximo Pokémon da Chain. Se você se mexer, a Chain é quebrada.

– Se você não chegar a tempo na grama balançando e o Pokémon sumir, a Chain é quebrada.

– NPC próximos a grama balançando podem assustar o Pokémon e ele vai fugir. Evite procurar Pokémon em locais com NPC próximos.

– Encontrar qualquer outro Pokémon selvagem que não seja um procurado pela DexNav. Por isso mova-se com muito cuidado para se manter no Sneaking (mas também não tão devagar a ponto de não dar tempo de chegar na grama balançando).

– Enquanto estiver fazendo a Chain, não saia da rota em que você está, isso quebra a Chain.

– Não feche o jogo enquanto estiver fazendo a Chain, isso vai quebrá-la.

Situações que NÃO quebram a Chain:

– Pode acontecer que quando você use a função Search da DexNav, ela não encontre o Pokémon da Chain. Caso isso aconteça, a Chain não é quebrada. Para voltar a procurar o Pokémon desejado, ande pela rota até a DéxNav sinalizar qualquer outro Pokémon próximo, vá até ele, derrote-o ou capture-o, e de Search no seu Pokémon desejado novamente.

– Salvar o jogo, conectar na internet e usar as funções do PSS, entrar na sua Party e modificar a ordem dos Pokémon (inclusive o líder), verificar sua Box e usar itens de restauração nos Pokémon da Party não quebram a Chain.

Chaves Para Encontrar o Pokémon Shiny:

– Paciência;

– Determinação;

– Força de vontade.

Como falado anteriormente, após um Chain de 40 Pokémon seguidos, a chance de encontrar um Pokémon Shiny é constante igual a 1/200. É um bom número, mas ao tempo não é. Pode muito bem acontecer de você encontrar um Pokémon Shiny antes dos 40 encontros, como também pode fazer mais de 200 Chains e nenhum shiny aparecer. Tudo depende de sorte no fim das contas.

 Video ilustrando o método

Esse vídeo (em inglês) resume tudo o que foi escrito aqui e mostra um exemplo, do jogador tentando capturar um Poochyena shiny.

4 comentários em “Shiny Chaining com DexNav

  • 11 de janeiro de 2015 em 19:26
    Permalink

    Muito bom o tutorial!!
    Só fiquei com uma duvida, vc mencionou que após capturar ou derrotar o Pokémon desejado na Chain, não pode se mover, mas sem querer em minha busca eu movimentei o personagem, só que a minha chain não foi quebrada, pelo menos acho que não, já que os pokemons continuavam aparecendo em Lvls altos, então quebra ou não quebra?

    • 12 de janeiro de 2015 em 12:48
      Permalink

      na verdade eu fiquei na dúvida também, afinal quando voce procura o pokémon e ele não aparece, voce precisa se mover, então acho que isso realmente não quebra a chain, mas por via das dúvidas né….

  • 16 de novembro de 2015 em 07:18
    Permalink

    Hahahahaha faz muito tempo que escrevi esse Tutorial, e enviei para o Ricardo eu expliquei detalhadamente tudo, ele limpou as ortografias e adicionou as imagens ficou simplesmente perfeito, eu aqui em 16/11/15.. eu escrevi isso em Janeiro.. não tenho jogado muito Pokémon no meu 3ds por isso sai de varios grupos de pokémon só fiquei no MegaGen. fico feliz que mesmo após a Atualização do Site, não tenham tirado meus Creditos desse trabalho Obrigado MegaGen

Deixe uma resposta