Criando/Jogando Hackroms de Pokémon

 pokY
Por Ricardo Paleari.

Sumário

1) Introdução
2) Do que você vai precisar?
3) Extraindo o Jogo
4) Editando o Jogo
5) Recompilando o Jogo
6) Jogando Hackroms no 3ds
7) Observações
8) Hack Roms prontas
9) Hack Rom PokeSofrência MegaGen

1) Introdução

Já ouviu falar em Hack Roms? São jogos modificados por fãs para as vezes tornarem os jogos originais mais interessantes, as vezes mais difíceis, mais zoados ou tudo isso ao mesmo tempo. Com a ajuda do aplicativo Hans feito para o Homebrew 2.5 agora é possível jogar esses jogos modificados em seu 3ds e com a ajuda do programa Pk3DS é possível criar suas próprias Hack Roms de Pokémon! Mas para fazer isso, você precisa passar por algumas preliminares, então vamos lá!

2) Do que você vai precisar?

a) Ter o Homebrew Launcher instalado em seu 3ds com o aplicativo Hans. Se você não sabe o que é o Homebrew e nem como usá-lo, clique aqui.

b) Os programas necessários para a criação da Hack Rom, que podem ser baixados nos links abaixo

http://www.mediafire.com/download/p5w41cvzgt6s4au/Rom+Hack+Starter+Pack.zip
e
http://download.cnet.com/HxD-Hex-Editor/3000-2352-10891068.html?part=dl-HxDHexEdi&subj=uo&tag=button

c) O cartão SD do seu 3ds precisa ter pelo menos 4 Gb de espaço.

d) Um jogo original de Pokémon X,Y,OR ou AS. Pode ser cartucho ou digital, não importa.

e) Muita paciência.

Este tutorial é considerado avançado, e por isso se atente a todos os detalhes aqui explicados. Ele será separado em 3 grandes partes:

– Extraindo o Jogo
– Editando o Jogo
Recompilando o Jogo

A grosso modo, o processo desse tutorial se resume no seguinte. Primeiro vamos acessar os dados de programação da Rom e transformá-los em arquivos que possam ser editados em certos aplicativos no seu PC. Em seguida, aprenderemos que tipos de coisas podemos editar na Rom, quais programas são usados e como usá-los. Finalmente, após a edição, vamos aprender a reconstruir a Rom com as edições feitas para podermos jogá-la no seu 3ds via o aplicativo Hans do Homebrew.

Baixe os arquivos dos links acima e extraia-os onde desejar no seu PC. Vamos a parte 1 do tutorial!

3) Extraindo o Jogo

No primeiro dos links acima, você baixará uma pasta chamada Rom Hack Starter Pack, que contém alguns dos programas necessários para extração e edição da Rom. Após extrair o arquivo .Rar você verá os seguintes arquivos:

hack1Eu vou explicar aos poucos o que é o que nessa pasta conforme for necessário. O primeiro programa que usaremos dessa pasta é o Braindump. Esse é o aplicativo responsável por extrair os arquivos da Rom. Como esse programa é um aplicativo do Homebrew, para usá-lo coloque-o na pasta “3ds” do seu SD para podermos usá-lo via Homebrew (se você não sabe fazer isso, leia novamente o tutorial de uso do Homebrew daqui do Blog). Coloque o jogo de Pokémon que você deseja editar no seu 3ds, caso seja cartucho, e abra o Homebrew. Execute o aplicativo braindump e selecione o jogo de Pokémon que você inseriu no 3ds ou a versão digital de seu interesse. Você verá uma tela como essa abaixo

hack2
Nesse momento o aplicativo estará extraindo todos os arquivos do seu jogo, mas ainda numa versão não editável. Esse processo toma bastante tempo em geral, cerca de 1 hora e meia em um 3ds comum. Como cada jogo de Pokémon tem cerca de 1.8 Gb de tamanho, como disse antes, é recomendado começar esse processo apenas quando você tiver um SD com bastante espaço livre. No fim desse processo, você verá uma tela como a abaixo.

hack3
Apenas aperte Start para sair do programa e coloque o SD no seu PC. Nesse momento você pode desligar o 3ds, vamos demorar para voltar a usá-lo. Confira o SD de seu 3ds no PC e observe que uma nova pasta foi gerada pelo Braindump. É uma pasta cujo nome é um monte de números e letras. No caso de Omega Ruby por exemplo, o nome da pasta é 000400000011c400. Independente do jogo que você estiver querendo editar, dentro dessa pasta haverá dois arquivos, um chamado exefs.bin e outro chamado romfs.bin. Esses dois arquivos contém toda a informação do jogo, como Pokémon, mapas, golpes, texturas dos Pokémon e personagens e tudo mais, mas ainda não podem ser editados do jeito que estão. Para transformar esses dois arquivos em uma versão editável, vamos precisar de um programa da nossa pasta Rom Hack Starter Pack e de alguns comandos no Prompt do Windows. Copie os dois arquivos para seu PC e coloque-os no local C:/Usuários/Nome Usuário e coloque também nesse mesmo local o programa ctrtool.exe, que se encontra dentro da pasta Pack Hack que vem dentro da pasta Rom Hack Starter Pack. Confira na imagem abaixo os arquivos e o local (ignore os desenhos dos ícones).

hack4

Agora abra o Prompt de comando do Windows. Uma maneira de fazer isso é Menu Iniciar -> Executar -> CMD. Ou ainda, segure a tecla “Windows” e aperte R, daí nessa nova janela digite cmd.

hack5

Note que a linha de comando que aparece está indicando exatamente o local onde colocamos os 3 arquivos acima. Agora copie o comando abaixo

ctrtool –intype=romfs –romfsdir=romfsdir romfs.bin

e cole-o no prompt de comando e pressione Enter. Esse comando vai extrair todos os arquivos da Rom contidos no arquivo romfs.bin para uma versão editável e portanto esse processo vai demorar um pouco (cerca de 1 minuto num PC rápido). Você verá muitas linhas de comando surgirem, cada uma delas correspondente a algum arquivo específico do jogo, então não se assuste.

hack6
Ao final desse processo um pasta chamada romfsdir será gerada no mesmo local do seu PC onde você colocou os 3 arquivos. Ainda com o Prompt de comando aberto, dessa vez copie e cole o comando abaixo

ctrtool –intype=exefs –exefsdir=exefsdir –decompresscode exefs.bin

e aperte Enter novamente. Esse novo processo vai extrair os arquivos da Rom contidos no arquivo exefs.bin. Esse processo é bem mais curto e leva apenas uns 5 segundos para ser concluído.

hack7
Ao final do processo, agora a pasta exefsdir será gerada no mesmo local de antes.

hack8

Com estas duas pastas geradas em mãos, agora sim podemos começar a editar a Rom. Para liberar espaço, você pode deletar os arquivos romfs.bin e exefs.bin do seu SD e também do seu PC, eles não serão mais necessários. Tudo pronto na parte 1, agora vamos a parte 2 do tutorial!

4) Editando o Jogo

A edição será feita com o auxílio do programa pk3DS, que está na pasta Rom Hack Starter Pack. Primeiramente crie uma nova pasta em seu PC com o nome que desejar, por exemplo pk3DS, e coloque dentro dela somente as pastas geradas no fim da seção anterior, as pastas romfsdir e exefsdir. Execute o programa pk3DS e vá em File -> Open, localize a pasta que você acabou de criar, apenas clique na pasta criada, como na imagem abaixo e clique em OK.

hack9
Escolha se seu jogo é X/Y ou OR/AS. E agora é só editar tudo o que desejar na Rom! Eu fiz um vídeo explicando as funções do programa Pk3DS e que tipo de coisas podem ser editadas via esse programa. Confira o vídeo no link abaixo:

Após as edições vá em Tools -> Rebuild -> RomFS, como na imagem abaixo

hack10

Escolha “Yes” e o programa te pedirá para salvar.

hack11
Note que o nome do arquivo a priori é romfs.bin, porém nós vamos renomeá-lo. Lembra daquela pasta gerada pelo Braindump com vários números e letras? Pois bem, o nome do arquivo deverá ser os últimos 8 caracteres do nome daquela pasta seguido de .romfs. Muito difícil? Facilitando sua vida, de acordo com o jogo, o nome do arquivo deverá ser:

00055D00.romfs para Pokémon X
00055E00.romfs para Pokémon Y
0011C400.romfs para Pokémon OR
0011C500.romfs para Pokémon AS

Feito isso, salve o arquivo onde desejar. Esse processo vai levar um bom tempo, já que o programa está modificando os arquivos extraídos de acordo com suas edições. Quantos mais edições, mais demorado fica. Na minha última hackrom criada o processo levou cerca de 45 minutos, então vá tomar um café, comer um lanche, jogar alguma coisa, e volte mais tarde. Após o processo finalizar, simplesmente feche o Pk3DS.

Existe ainda a possibilidade de editar as texturas de todos os personagens e Pokémon do jogo, isto é, mudar os modelos, cores e tudo mais. Isso é usado para quem criar Fake Megas por exemplo, ou ainda ao invés de jogar com os personagens principais, jogar com Steven, Zinnia ou até mesmo Sprites de um Pokémon qualquer do OverWorld como o Rayquaza ou o Deoxys. Isso é feito usando o programa Ohana 3DS, que está na pasta Rom Hack Starter Pack. Entretanto o uso desse programa não será tratado nesse tutorial.

Com todas as edições feitas, estamos prontos para colocar a Hack Rom para funcionar!

5) Recompilando o Jogo

A parte final deste tutorial, agora vamos aprender a jogar a nossa Hack Rom editada na seção 2 desse tutorial. Esse processo é rápido e não vai demorar muito. No segundo link do início desse tutorial você vai baixar o programa HxD (hexa editor). Instale o programa no seu PC e abra o arquivo .romfs gerado no fim da seção 2 do tutorial neste programa.

hack12

Você verá todas essas linhas de códigos. Muita atenção aqui, qualquer coisa fora do que eu escrever abaixo vai estragar tudo o que foi feito até agora. Com o cursor do mouse sobre a primeira posição dessa tabela (Endereço como na imagem acima) aperte Crtl+E e na janela que aparecer, na linha “Tamanho” coloque 1000, como na imagem abaixo

hack13
Agora dê Enter e note que uma quantidade de linhas foi selecionada, nesse momento aperte Backspace para deletá-las. Note que a última das linhas selecionadas antes de serem deletadas é uma linha inteiramente de zeros e a primeira linha logo abaixo dela não contém apenas zeros (imagem abaixo), isso serve de referência para saber se você está selecionando as linhas corretas. Selecione errado as linhas e tudo dará errado.

hack14

Feito isso, clique em Save e espere alguns segundos. Agora o arquivo da Hack Rom está completamente recompilado! Agora vamos aprender a jogar Hackroms no 3ds!

6) Jogando Hackroms no 3ds

Essa parte é bem fácil, se você criou sua Hackrom seguindo este tutorial até a seção 5 ou se já baixou alguma Hackrom pronta e só quer saber como jogar vamos lá! Lembrando que para jogar Hackroms é necessário ter acesso ao Homebrew com o aplicativo Hans instalado. Coloque o SD de seu 3ds no seu PC. Crie uma pasta na raiz do SD e chame ela de hans. Copie o arquivo .romfs da rom para dentro dessa pasta (e também o .code quando for o caso). Retire o SD do PC e abra o Homebrew e em seguida o aplicativo Hans. Escolha o jogo da Hack Rom.

scr_3_TOP_LEFT scr_3_BOTTOM
Na tela da imagem abaixo na opção “Romfs -> SD” coloque “Yes” e em seguida escolha a opção OK (coloque “Yes” também na opção Code -> SD quando for o caso).

hack15
Pronto! Se tudo acima estiver correto, sua HackRom irá iniciar!

7) Observações

a) O jogo que você deseja jogar numa versão hack não pode conter qualquer atualização instalada. Se tiver, você deverá deletá-las usando a opção “Conteúdos Extras” no menu de configurações do 3ds. Todo jogo deve estar na sua versão 1.0. Isso já exclui a possibilidade de jogar Hack Roms Online, já que para jogar Online você sempre precisa que o jogo esteja o mais atualizado possível.

extra

b) Você pode salvar normalmente Hack Roms, entretanto, o arquivo de save é único, portanto ele salva por cima do save original que você tinha no jogo. Assim, se você tem um save original que você deseja guardar mas quer jogar a Hack Rom desde o início por exemplo, recomendo que você faça um Back Up de seu save original usando o aplicativo Save Manager do Homebrew para poder recuperar seu save depois se desejar.

c) Esse tutorial explica como editar apenas os jogos principais de Pokémon do 3ds, mas na realidade esse tutorial serve para jogar Hack Roms de qualquer jogo de 3ds, o que muda é que você precisa de um programa de edição do jogo específico que você quer modificar.

d) Você vai reparar durante a edição no Pk3DS que nem todos os menus estão habilitados para edição:

hack16

São eles Pickup, TM/HM, Mart, Move Tutor e O-Power. Para poder editá-los precisamos fazer algumas poucas modificações no tutorial acima. Logo após gerar as pastas romfsdir e exefsdir e colocá-las dentro de uma nova pasta, renomeie a pasta exefsdir simplesmente para exe e dentro dessa pasta, renomeie o arquivo code.bin para .code.bin (apenas acrescentar um ponto antes de code). Agora abra o programa Pk3DS e abra a pasta criada que contém as pastas romfsdir e exe e as opções estarão habilitadas:

hack18

Para incluir as edições feitas no jogo é necessária mais uma modificação no tutorial. Após fazer suas edições, usar a opção “Rebuild RomFS” e apagar as linhas necessárias no programa HxD, renomeie mais uma vez o arquivo .code.bin para “código de 8 caracteres.code”, como na imagem abaixo no caso de Pokémon Omega Ruby

hack17

Coloque ambos os arquivos “código de 8 caracteres.romfs” e “código de 8 caracteres.code” dentro da pasta hans na raiz do SD e quando for iniciar o aplicativo Hans e escolher seu jogo, deixe Yes em ambas as opções “Code -> SD” e “Romfs -> SD” e aí sim dê OK.

8) Hack Roms prontas

diantha1

Os links abaixo são de Roms para as quais o tutorial acima já foi feito completamente, portanto são arquivos que podem ser colocados diretamente dentro da pasta hans na raiz do SD e abertos com o aplicativo Hans do Homebrew.

Pokémon Neo X:

https://drive.google.com/file/d/0BxHGz2BsDXQBUE9EX2tRWGtEY3M/view

Pokémon Neo Y

https://drive.google.com/file/d/0BxHGz2BsDXQBWDdLYmh2VExRbzQ/view

Pokémon Rutile Ruby

https://drive.google.com/file/d/0BxHGz2BsDXQBTXRSZk02bTJoYTA/view

Pokémon GBAlpha (Randomizer de Alpha Sapphire)

https://drive.google.com/file/d/0BxHGz2BsDXQBZXlRMTUtMjJvTkE/view

A senha para descompactar as Hack Roms é 3DSISO. No arquivo .romfs da Hackrom Pokémon Neo X está faltando um caractere, corrija antes de colocar na pasta hans.

9) HackRom PokeSofrência MegaGen

legendary

Finalmente, a HackRom PokeSofrência MegaGen criada por mim mesmo, baseada em Omega Ruby. Os Pokémon selvagem e os treinadores foram randomizados. Os Moves por level up e Status Base de todos os Pokémon foram randomizados. O nível de dificuldade e o level de todos Pokémon dos treinadores foi aumentado. Os times de todos os Líderes, E4, Campeão, Maxie e Zinnia foram feitos para ser uma sofrência enfrentá-los :D. Depois de 5 insígnias os Mercados do jogo terão itens muito interessantes para serem comprados, confiram! Também, todos os TM foram modificados, e existem moves muuuito interessantes como TM, então não deixe eles para trás! Existem também muuuitas hordas especiais e temáticas no jogo, mas aconselho que vocês as procurem só depois de terminar o jogo, senão irão sofrer! A diferença nessa Hackrom é que no arquivo .RAR do link abaixo possui 2 arquivos depois de descompactado. É preciso colocar os 2 arquivos na pasta Hans criada na raiz, e após abrir o programa Hans no Homebrew é necessário deixar a opção “Yes” em ambas as opções “Code -> SD” e “Romfs -> SD”. Espero que vocês aproveitem e desafio vocês e terminá-la, não vai ser nada fácil!

https://mega.nz/#!qAEB2Zgb!bfamFMjDhi23uwfbhxXwdAiLOeoHx3H5sE5dcfwcwhg

scr_2_TOP_LEFTdogstm2