Tutorial Homebrew 3ds

homebrew2

Escrito por Ricardo Paleari
Última atualização: 29/12/16.

——————————————————————————————————-

Sumário

1) O que é o Homebrew Launcher e para que serve?
2) Métodos de Instalação e Status atual dos métodos
3) Instalação do Homebrew via Soundhax (até 11.2.0-35)
4) Instalação do Homebrew via Freakyhax (até 11.2.0-35)
5) Instalação do Homebrew via Browserhax (até 11.0.0-33)
6) Instalação do Homebrew via Homemenuhax (até 11.0.0-33)
7) Instalação do Homebrew via Steelhax (até 11.1.0-34)
8) Abrindo o Homebrew pela primeira vez
9) Emuladores e Aplicativos no Homebrew
__9.1) Emuladores
__9.2) Trocando o Tema do seu 3ds
__9.3) Aplicativo Hans
__9.4) Tirando screenshots das telas do 3ds
__9.5) Jogando/Criando Hackroms de 3ds

1) O que é o Homebrew Launcher e para que serve?

Olá pessoal, neste tutorial vou ensiná-los a como instalar e usar o Homebrew Launcher criado pelo hacker Smealum para 2ds, 3ds e New 3ds. O Homebrew é um programa que fica instalado no 3ds que possui diversas funções. Abaixo cito algumas delas:

– Permite extração e injeção de arquivos de Save, permitindo compatibilidade por exemplo com o programa Pkhex, clique aqui para saber mais a respeito;
– Permite o uso de cartuchos de diferentes regiões, ignorando a trava de região do console;
– Permite que você crie seu próprio tema de fundo do Home Menu;
– Permite emular jogos de GBC, GBA, Nes, Snes e jogar alguns jogos criados especificamente para ele;
– Permite que tire Screenshots de ambas as telas do seu 3ds em qualquer momento;
– Permite mudar a linguagem e a região dos jogos que você joga com facilidade;
– Permite jogar Hackroms (usando jogos originais);
– Permite acessar a Eshop mesmo que o Firmware do seu 3ds não seja o mais atualizado possível;
– Permite o Overclock da CPU do New 3ds;
– Muitas outras coisas que estão sendo desenvolvidas!

É importante ressaltar algo que o Homebrew não faz. O Homebrew NÃO é um aplicativo destrava do 3ds, assim não é possível baixar Roms de Nintendo Ds e 3ds e tentar usá-las via Homebrew Launcher!

Outra coisa importante de ressaltar, não nos responsabilizaremos por qualquer dano ao seu console, use por sua própria conta e risco. Garantimos por experiência de que seguindo os passos desse tutorial corretamente o Homebrew e suas funções funcionarão sem problemas!

2) Métodos de instalação e Status atual

É importante deixar claro aqui que a Nintendo não deixa o Homebrew ser usado livremente. A cada nova atualização de Firmware do 3ds eles tentam barrar o uso do Homebrew e assim alguns métodos de instalação do Homebrew vão desaparecendo com o tempo e outros novos surgem, então esse tutorial é constantemente atualizado, por isso é preciso ficar ligado.

O Homebrew é um aplicativo que funciona igualmente seja em um 2ds, 3ds, 3ds XL ou em New 3ds, não importa o modelo, tudo o que importa é o Firmware em que se encontra o console. Para saber qual é o Firmware de seu console basta escolher a opção “Configurações do Console” no Home Menu do 3ds e observar na tela de cima a versão do Firmware. Por exemplo, a imagem abaixo mostra que a versão do Firmware deste 3ds é 9.9.0-26U.

homebrew3
Existem diversos métodos de instalação do Homebrew que usam como base outros aplicativos do 3ds ou até mesmo alguns jogos. Esses métodos funcionam ou não dependendo do firmware de seu 3ds. A lista completa e atualizada dos métodos pode ser vista sempre no link oficial

http://www.3dbrew.org/wiki/Homebrew_Exploits

Mas mesmo assim resumirei os principais métodos e a situação atual deles de acordo com os possíveis Firmware abaixo:

Soundhax (Primário) – Acesso ao Homebrew via o aplicativo do “Sound Nintendo 3ds”. É gratuito e não precisa de nenhum acesso anterior ao Homebrew, funcione entre os firmware 9.1.0-X até 11.2.0.35. Este método é muito simples e será tratado nesse tutorial logo abaixo.

– Freakyhax (Primário) – Acesso ao Homebrew via o Jogo Freaky Forms Deluxe do 3ds (tem físico e digital). Funciona entre os firmware 9.0.0-7 até 11.2.0-35. Veja o tutorial logo abaixo.

Browserhax (Primário) – Acesso ao Homebrew via o Browser do 3ds. Esse método é considerado o mais simples de todos e será tratado aqui. Funciona até 11.0.0-33.

Ninjhax 2.5 (Primário) – Acesso ao Homebrew via o jogo Cubic Ninja. Funciona entre os Firmware 9.0.0.7 até 11.2.0-35. O jogo Cubic Ninja que pode ser usado deve o cartucho da versão japonesa ou a versão digital. Entretanto o jogo não está mais disponível na Eshop japonesa a muito tempo, portanto esse método só serve para quem baixou esse jogo a muito tempo atrás.

Smashbroshax (Primário) – Acesso ao Homebrew via o jogo Super Smash Bros 3ds ou via a Demo deste jogo. Funciona entre os Firmware 9.0.0.X até 11.2.0-35. Entretanto este método é muito mais complicado e só funciona em New 3ds e assim não será tratado nesse tutorial.

Homemenuhax (Secundário) – Acesso ao Homebrew usando o próprio Home Menu do 3ds. Funciona com os Firmware entre 9.0.0-X até 11.0.0-33. Este método não é complicado e será tratado neste tutorial. Assim como os dois métodos acima, esse também é secundário, portanto sua instalação só é possível se você já possui outro meio de acessar o Homebrew.

Oot3dshax (Secundário) – Acesso ao Homebrew via o jogo Ocarina of Time 3ds, seja cartucho ou digital. Funciona com os Firmware entre 9.5.0-X até 11.2.0-35. É um método secundário assim como o Ironhax explicado acima. O método usa um slot de save do jogo com tamanho grande o suficiente para você não poder usar outros slot de save do seu Ocarina, então se você deseja usar o Homebrew mas ainda joga Ocarina of Time, esse método não é recomendado.

Steelhax (Secundário) – Acesso ao Homebrew via o jogo Steel Diver: Sub Wars, com versão gratuita disponível na E-shop. Funciona com os Firmware entre 9.0.0-X até 11.1.0-X, com X até 34.  É um método secundário e usa o slot de save deste jogo. O método será tratado nas seções abaixo.

Existem diversos outros métodos secundários baseados em outros jogos que não trataremos aqui, como:

– supermisterychunkyhax (baseado no jogo Super Mistery Dungeon)
– v*(hax) (baseado no software VVVVV não disponível mais na E-shop)
– humblehax (baseado no jogo Citizens of Earth)
– basehaxx (baseado nos jogos Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire)
– stickerhax (baseado no jogo Paper Mario: Sticker Star).

A instalação desses outros métodos é semelhante a qualquer instalação de método secundário. Você baixa o instalador do método e instala ele no menu do Homebrew, por isso já é necessário ter o acesso primário ao Homebrew para instalar esses outros métodos.

3) Instalação do Homebrew via Soundhax (até 11.2.0-35)

Esse método para instalação do Homebrew Launcher é extremamente trivial. Basta baixar em um PC com leitor de SD e copiar para o SD os arquivos corretos e executar um arquivo específico de som no aplicativo “Sound Nintendo 3ds” do seu 3ds, que talvez você nem sabia que existia (eu não sabia). Primeiramente baixe o “homebrew starter kit” da página oficial do Homebrew no link abaixo:

http://smealum.github.io/3ds/#prepare

Ainda na página do link acima, desça ela e encontre a seção “Otherapp/ropbin payloads”. Preencha essas guias com o firmware atual do seu 2ds/3ds e também colocando, por último, a região do seu console. Escolha U se seu console é americano, escolha E para europeu e J para japonês. A primeira guia separa os casos onde o seu console é “Old” (o comum) ou se é “New” para o New Nintendo 3ds. Veja a imagem abaixo para um exemplo no meu caso


Clique em “Download otherapp” e um arquivo será gerado. Renomeie esse arquivo para que ele tenha o nome (+extensão) “otherapp.bin” e salve-o. Agora vá para a página oficial do Soundhax clicando no link abaixo:

https://github.com/nedwill/soundhax

Na parte superior da página há uma lista de arquivos que podem ser feito downloads. Baixe o arquivo “soundhax.m4a” correspondente ao modelo do seu console. No meu caso, por exemplo, é o arquivo soundhax-usa-o3ds.m4a“. Com tudo baixado, coloque o SD do seu 2ds/3ds em um PC, copie todos os arquivos baixados acima para a raiz do seu SD (o lugar que aparece quando você simplesmente acessa o SD, sem escolher nenhuma outra pasta contida dentro do SD). Extraia o único arquivo compactado “Starter Kit” nela com o WinRAR por exemplo. Agora seu SD está pronto, remova-o e coloque de volta no 3ds. Ligue seu console, e abra o aplicativo “Sound Nintendo 3ds”. Espere um pouco e logo abaixo da opção “Gravar e editar sons” aparecerão as opções “Seleção automática” e “Cartão SD“. Clique em “Cartão SD” e selecione o único arquivo que você pode selecionar aí (é o arquivo .m4a da raiz do SD), e pronto, seu Homebrew Launcher deverá iniciar agora! Se essa é a primeira vez que você abre o aplicativo “Sound Nintendo 3ds”, você não verá as opções acima, primeiro configure o básico do aplicativo que vai ser pedido, feche e abra novamente, isso deverá resolver. Toda vez agora que você quiser abrir o Homebrew Launcher basta ir diretamente no aplicativo e executar o arquivo .m4a em “Cartão SD” como acima.

4) Instalação do Homebrew via Freakyhax (até 11.2.0.-35)

Este tutorial vai ensinar um método de instalação do Homebrew Launcher em seu 3ds. Para fazer este tutorial é necessário que você possua o jogo Freaky Forms Deluxe do 3ds, tanto faz ser digital ou cartucho, mas precisa ser americano ou europeu (suporte futuro para a versão japonesa). Esse jogo não é gratuito, embora como seja desconhecido e infantil, é um jogo razoavelmente mais barato do que a média. Primeiramente abra a página oficial do Homebrew:

http://smealum.github.io/3ds/#prepare

e clique em “homebrew starter kit” (seção Preparing your SD card). Faça o download do arquivo compactado que virá neste link. Extraia o arquivo em algum lugar do seu PC, abra a pasta e você verá o arquivo “boot.3dsx” e a pasta “3ds“. Copie e cole estes arquivos na pasta raiz do SD também. Ainda na página oficial do Homebrew, vá agora na seção “Otherapp/ropbin Payloads” e preencha na barra a informação correspondente ao seu 3ds: se ele é o modelo antigo (Old 3ds) ou se é o modelo New 3ds em qual Firmware em que ele se encontra. Qualquer modelo de 3ds, 3ds XL ou 2ds, devem escolher a opção Old 3ds, somente quem possui o New 3ds deverá escolher a opção New. A última letra corresponde a região de seu 3ds: U é América, E é Europa e J é Japonês. Por exemplo, no meu caso ficaria como na imagem abaixo.

Capturar

Após preencher sua versão, clique em Download Otherapp para baixar o arquivo correspondente. Renomeie o arquivo baixado para simplesmente otherapp.bin e coloque-o também na raiz do SD card. Agora baixe a versão mais atualizada do arquivo de instalação do método nesse link. O arquivo atualmente se chama v3.zip (versão 3). Extraia esse arquivo, abra a pasta Build, e aparecerão outras pastas que correspondem se seu 3ds é o modelo antigo ou New e se é americano ou europeu. Abra a pasta correspondente ao seu 3ds e região, abra a pasta Exploit e copie a pasta DCIM e o arquivo Freaky.bin. Coloque-os também na pasta raiz do SD de seu 3ds (se necessário, substitua a antiga pasta DCIM de seu SD). Agora com todos os arquivos importantes na pasta raiz do SD, ela deverá ficar parecida com a da imagem abaixo:

Capturar
Agora coloque o SD no seu console, ligue ele e abra o jogo Freaky Forms Deluxe. Nos meus do jogo, escolha as opções na ordem

Play -> Camera -> Load a QR code -> Clique na imagem com o QR

assim como nesse vídeo. Se você colocou os arquivos corretos na pasta do seu SD e fez tudo corretamente, nesse momento o Homebrew Launcher deverá iniciar no seu console. Entretanto, se você está abrindo o jogo pela primeira vez, a opção “Camera” ainda não estará habilitada, para fazer isso precisamos jogar um pouco esse jogo, e isso vai ser bem chato, mas siga os passos abaixo:

– Clique na parte superior da tela, do lado de “News”, leia as mensagens e dê o nome de “a” simplesmente e toque em Yes;
– Toque em Create -> Create a Formee. O jogo te ensinará o básico e em seguida você mesmo deverá criar qualquer coisa que use todas as opções da tela (crie um corpo qualquer com cabeça e pernas), o chato é que ele fica te explicando coisas novas a cada passo.
– Após criado, chame o que você criou de “a“. Novamente você vai precisar dar um nome pra algo, de novo use “a” e vá em Confirm.
– Agora jogue um pouco o game até um “tesouro” e quando perguntar algo com “Yes” ou “Não”, clique em “Não” (o X). Jogue até o final da quest (até um cogumelo), clique em “Confirm” e depois em “Leave”. De volta ao menu principal, vá de novo em Create a Formee. Crie um novo personagem usando as novas opções e chame-o de novo de “a” e no próximo texto, de novo “a“.
– Jogue até terminar a próxima quest. Novamente, quando ele pergunta “Você quer mudar bla bla bla” diga “Não” (o X).
– Siga como antes, volte ao menu principal, crie mais um Formee, chame de “a” de novo, mas agora quando a quest começar você não precisa mais seguir até o fim, apenas clique em Leave para sair. Repita o processo até você ter 5 Formees criados.
– De volta ao menu principal, vá em Collection-> My Formees -> Good Bye -> Yes para os 5 Formees que você criou.  Volte ao menu principal e feche o jogo.
– No menu do 3ds vá em Configurações do 3ds, e mude a data do 3ds para um dia depois de sua data corrente. Abra o jogo novamente. Crie mais um Formee e faça da mesma maneira que antes (chame tudo de “a“). Não precisa jogar a quest, apenas saia. Volte ao menu principal e saia do jogo e entre nele novamente.
– Finalmente a opção Camera vai aparecer no principal do jogo. Agora siga os passos do tutorial Play -> Camera -> Load a QR Code -> Clique na imagem com o QR.

Esse processo todo de habilitar o Menu Camera do jogo pode ser visto nesse vídeo a partir dos 4 minutos.

Toda vez que você quiser abrir o Homebrew novamente basta iniciar diretamente o jogo e escolher as opções indicadas acima. Página oficial do método nesse link.

5) Instalação do Homebrew via Browserhax (até 11.0.0-33)

Este tutorial vai te ensinar a instalar o Homebrew pela primeira vez usando o Browser do seu 3ds, isto é, o método Browserhax. Primeiramente retire o SD card do seu 3ds e coloque em um PC com leitor de cartões SD (certifique-se que o SD não esteja na posição “Lock”). Em seguida abra o link da página oficial do Homebrew:

http://smealum.github.io/3ds/#prepare

e clique em “homebrew starter kit” e faça o download do arquivo compactado que virá neste link. Extraia o arquivo em algum lugar do seu PC e você verá o arquivo “boot.3dsx” e a pasta “3ds“. Copie e cole estes arquivos na pasta raiz do SD do 3ds como na imagem abaixo

Capturar
Obs: as outras pastas e arquivos que aparecem na imagem acima são outros aplicativos do Homebrew que serão tratados neste tutorial mais abaixo. A única pasta que por padrão sempre está no SD é a pasta “Nintendo 3DS“, que é uma pasta com arquivos de sistema do 3ds. Nunca mexa nesta pasta e NÃO confunda ela com a pasta “3ds” que acabamos de acrescentar na raiz, são pastas totalmente diferentes.

Agora para acessar o Homebrew pela primeira vez siga os seguintes passos:

– Abra o Browser de seu 3ds e delete todo o histórico e cookies dele;
– Volte pro Home Menu e desligue o Wi-fi do 3ds;

– Inicie a câmera (L+R) e leia o QR Code que está nesse link. Quando perguntar se você quer abrir o browser, aceite;
– Ao abrir o browser aparecerá uma mensagem dizendo que o Wi-fi está desligado, volte para HOME e o ligue-o novamente;
– Abra o browser novamente e o Homebrew iniciará. Pode ser que leve algumas tentativas para abrir o Homebrew para usuários de Old 3ds, mas a insistência funciona 😀 Uma hora vai abrir (não precisa repetir tudo, o link do QR fica gravado no browser).

Como já mencionado, o Browserhax é instável e as vezes é preciso muitas tentativas para ele abrir, por isso recomendo assim que conseguir acessá-lo a instalar o Homemenuhax (seção abaixo), que é outro meio de acesso ao Homebrew bem mais estável e prático.

6) Instalação do Homebrew via Homemenuhax (até 11.0.0-33)

Após já ter instalado o Homebrew Launcher via algum outro método, é possível acessá-lo de outra maneira, via o próprio Home Menu. É importante ressaltar que enquanto este método estiver instalado as vezes você ficará sem o tema de fundo do 3ds. Para instalar o Homemenuhax abra o Homebrew e execute o Homemenuhax Installer. Se o menu do seu Homebrew não possui este aplicativo (ele vem no starter kit do início do tutorial) você pode baixar o arquivo de instalação separadamente clicando aqui. Após executar o aplicativo de instalação do Homemenuhax aperte Start, voltando ao menu do Homebrew e em seguida saia do Homebrew apertando Start e em seguida A. Agora para abrir o Homebrew via o Homemenuhax, antes de ligar seu 3ds, aperte Power enquanto segura o botão L e o Homebrew automaticamente se iniciará, sim, simples assim.

Obs: Se você já instalou o Homemenuhax e por acaso seu 3ds simplesmente não iniciar com o SD inserido, ligue seu 3ds sem o SD, coloque o SD novamente com ele ligado e mude o tema. Aí você precisará instalar o Homemenuhax novamente.

7) Instalação do Homebrew via Steelhax (até 11.1.0-34)

Esse método é secundário, portanto primeiro se certifique de ter algum acesso primário funcional ao Homebrew Launcher. Primeiramente baixe o instalador do método na página oficial do método nesse link. Extraia a pasta e coloque a pasta do instalador dentro da pasta 3ds do seu SD, como na instalação de qualquer outro aplicativo para Homebrew. Coloque também na pasta raíz do seu SD o arquivo otherapp.bin correspondente ao modelo de seu 3ds, região, e Firmware como no tutorial do Freakyhax acima. Abra a Eshop e na barra de pesquisa procure pelo jogo Steel Diver: Sub Wars. Assim que encontrá-lo, vá para a direta até encontrar o ícone que permite o download da versão gratuita do jogo, essa é a versão 1.0 e é a única que funciona com o método, portanto não instale nenhuma atualização para esse jogo! Após baixado, abra o jogo pela primeira vez, aperte A e escolha um Mii para seu jogo. Nesse momento o arquivo de save do jogo foi criado. Saia do jogo e acesse o Homebrew. Abra o instalador do método Steelhax e escolha as opções pertinentes a sua versão, assim que o método for instalado aperte Start para sair do instalador e Start novamente para sair do Homebrew.  Abra o jogo novamente e observe a mensagem “Corrupt save data has been deleted“. Nesse momento NÃO confirme a mensagem, ao invés disso, saia do jogo usando o botão Home e acesse o instalador do método no Homebrew novamente. Instale o método mais uma vez e volte a abrir o jogo, se você fez tudo certo, agora o método vai funcionar e o Homebrew vai abrir assim que você iniciar o jogo Steel Diver.

8) Abrindo o Homebrew pela primeira vez

homebrew2

As vezes o Homebrew (instalações via métodos antigos) pergunta algumas coisas na primeira vez que você abre ele. É comum ele perguntar o Firmware do seu 3ds, tenha o cuidado de escolher corretamente senão o método não funcionará. Se você não sabe seu firmware, volte novamente em “Configurações do console” como na imagem que usamos no tutorial. Se o seu 3ds é comum, ou seja, não é um New 3ds, escolha “Old xxx” onde “xxx” é o número do seu firmware. Se você estiver usando um New 3ds escolha “New xxx”, onde o “xxx” é o número do seu firmware correspondente. Escolhida a opção correta aperte em “Submit” e espere alguns segundos. Não se assuste com a tela vermelha 😀

Após alguns segundos o Homebrew estará iniciado. E agora é só usá-lo \o/. Para sair do Homebrew e voltar para o Home Menu do 3ds basta apertar Start e em seguida A.

9) Emuladores e Aplicativos no Homebrew

O Homebrew tem uma série de aplicativos que você poderá usar daqui em diante como já mencionados no início desse tutorial. Uma série de outros aplicativos podem ser encontrados no link da página oficial abaixo

http://www.3dbrew.org/wiki/Homebrew_Applications#Applications

Um link ainda mais completo que o acima pode ser encontrado clicando aqui. Para instalar aplicativos no Homebrew baixe os arquivos do programa que lhe interessar e coloque-os dentro da pasta “3ds” da pasta Root.

9.1 – Emuladores

a) O emulador “BlargSnes” de Super Nintendo funciona. Baixe o arquivo do “BlargSnes” no link

http://blargsnes.kuribo64.net/

extraia o .rar no seu PC e coloque os dois arquivos extraídos diretamente dentro da pasta “3ds” do seu SD.

Para colocar as roms no 3ds, crie uma pasta chamada “Snes” na raiz do SD e simplesmente cole as roms lá dentro com na imagem abaixo.

Capturar
O formato das roms de Snes é chamado SMC. Um site recomendado para baixar roms pode se encontrado clicando nesse link. Clique no link abaixo para ver a lista de jogos compatíveis com o BlargSnes até o momento:

http://wiki.gbatemp.net/wiki/BlargSnes_Compatibility_List

Infelizmente vários dos jogos mais importantes do Snes ainda não funcionam. Ou eles simplesmente não iniciam ou mesmo congelam o 3ds.

b) Emuladores de GBC como Gameyob funcionam perfeitamente. A instalação é análoga ao do Blargsnes acima e uma lista dos jogos compatíveis pode ser encontrada clicando aqui. Existem emuladores de GBA também, tais como o mGBA, mas ainda estão em fase de desenvolvimento e portanto não funcionam com perfeição.

9.2 – Trocando o Tema do seu 3ds

Também é possível trocar o tema do seu 3ds usando o Homebrew. Para fazer isso primeiramente baixe o “3ds Theme Editor“, que é o programa necessário para fazer as edições dos temas. Baixe este programa clicando aqui. Descompacte o arquivo numa pasta do seu PC que não tenha nome com espaços (e nenhuma das pastas que contenha essa também tenha nome com espaços) pois senão o programa travará toda vez que você tentar dar load em algum arquivo. Por exemplo o local onde descompactei esta pasta no meu PC é Ricardo->Programas->CustomThemeTools. Execute o programa e clique em File -> Open. Agora selecione a pasta onde está esse programa e em seguida a pasta “Data” e selecione o arquivo “body_LZ.bin“, responsável por guardar as informações do seu tema. Assim que você abrir este arquivo você verá uma tela como essa abaixo (clique para ampliar)

3dstheme
A tela de cima do seu 3ds corresponde à aquele número zero que você na imagem acima. A tela debaixo do 3ds corresponde ao número 1, que você poderá mudar usando aquela pequena seta ao lado do número. Outros números podem ser acessados mas são irrelevantes. Este arquivo possui essas imagens como modelos e nós poderemos mudá-las agora conforme quisermos. Para alterar as imagens é necessário saber as dimensões corretas para substituir os modelos. Na tela de cima, a imagem que você usará para fazer upload deve ter tamanho total em pixels de 512 x 256, mas a “parte útil” da imagem deve ser menor, com tamanho 406 x 240. As imagens que você quiser usar para fazer o tema devem ter o formato .BMP. Uma imagem para a tela de cima que pode ser usada como referência é a imagem abaixo (clique na imagem para visualizá-la no tamanho correto)

teste_teladecima

Note que sobra um espaço em branco, é assim mesmo. Sobreponha (exatamente) a imagem de seu interesse da tela de cima sobre a imagem que eu usei acima. Salve como .BMP (isso pode ser feito até no Paint), volte ao programa e clique em File -> Import e selecione a imagem do seu interesse já no tamanho e formato corretos. Se você fez corretamente (por exemplo com essa imagem acima) você verá uma tela assim

3dstheme2Não se preocupe com as sobras. Se sua tela fez algo muito diferente do que está aí em cima, provavelmente o tamanho ou o formato do arquivo que você fez upload estão errados. Agora clique na setinha e mude para o número 1 para trocarmos a imagem de baixo. A tela de baixo do 3ds é composta por até 3 imagens menores, que conforme você avança para a direita no Home essas imagens podem mudar. Você pode optar por colocar a mesma imagem nos 3 slots, como será meu caso aqui. Dessa vez a imagem completa deverá ter tamanho 1024 x 256 pixels e cada uma das imagens menores deverá ter tamanho 320 x 240 pixels. Você pode usar a imagem abaixo como um modelo para construir a sua (clique na imagem para visualizar no tamanho correto)

teste_teladebaixo
Após construir a sua imagem vá novamente em File -> Import e selecione a imagem que ficará na tela debaixo. Se as dimensões estiverem corretas, você verá uma imagem como abaixo

3dstheme3

Agora você poderá fazer um “preview” de como ficarão as imagens no seu 3ds clicando em “Simulator”, é uma ótima maneira de verificar se as dimensões das imagens estão corretas.

Se você estiver satisfeito com suas edições vá em File -> Save e substitua o antigo “body_LZ.bin” por este novo com as novas imagens. Agora feche o programa, copie o arquivo “body_LZ.bin“, abra o SD do seu 3ds no PC e cole o arquivo no local 3ds -> 3ds_homemenu_extdatatool. Remova seu SD e coloque-o de volta no 3ds. Agora ligue seu 3ds, abra o Homebrew e selecione 3ds_homemenu_extdatatool -> Enable persistent theme-cache -> Copy theme-data from sd to extdata. Agora é só voltar apertando B, fechar o Homebrew e ver seu lindo novo Home Menu prontinho 😀 Você pode fazer esse processo quantas vezes quiser, basta ir sempre substituindo o arquivo “body_LZ.bin” por versões mais novas.

Se você não deseja criar seu próprio tema e prefere usar algum tema pronto, basta baixar arquivos do tipo “body_LZ.bin” como acima e fazer o processo acima de como inserir o tema no SD. Existem vários sites com temas prontos. Alguns exemplos são

http://www.3dstheme.com/

e

https://3dsthem.es/

Existe também a possibilidade de alterar a música de fundo do seu tema, basta seguir esse tutorial para fazer isso.

9.3 Aplicativo Hans

scr_4_TOP_LEFTscr_3_BOTTOM
O aplicativo “Hans” que vem junto com o starter kit mencionado nesse tutorial é um aplicativo muito interessante e cheio de funções. Abrindo este aplicativo você escolhe qual aplicativo/jogo do 3ds você quer abrir, movendo o direcional para esquerda ou direita, como na tela abaixo

scr_2_BOTTOM
Após escolher o aplicativo/jogo você verá uma lista de opções:

Region – Aqui você pode emular o jogo escolhido como se seu 3ds fosse de outra região, basta mover o direcional para os lados para escolher a de seu interesse.
Language – Aqui você pode escolher o idioma do jogo escolhido! Se você possui por exemplo um jogo japonês mas este jogo possui uma versão americana, você pode então usar o idioma inglês em um jogo japonês! São várias as possibilidades, basta explorar. Mas se atente ao detalhe que não é possível colocar qualquer idioma em qualquer jogo, o jogo deve ter lançado uma versão naquele idioma. Por exemplo, não é possível colocar o idioma PT-portugal nos jogos de Pokémon XY/OR/AS pois eles não fizeram uma tradução para português.
FW Version Spoof – Essa opção permite que você consiga abrir jogos que exigem que seu 3ds possa um Firmware acima do seu Firmware atual, ou seja, que exigem atualização do 3ds 😀
N3ds CPU clock – Essa opção faz um overclock da CPU do New 3ds, fazendo com que ele fique mais rápido. Isso é útil caso você queira jogar algum jogo de emulador de GBA que ainda seja instável por exemplo.
Code -> SD – Opção que permite dar boot no jogo com outro código via um arquivo localizado no SD, em geral está relacionado a mudar os diálogos dos jogos usando Hackroms. Veja a seção 7.5.
Romfs -> SD – Opção relacionada a opção acima, que redireciona o boot do seu jogo para um arquivo específico localizado no SD. Opção que deve ser ativada se o usuário quiser jogar Hackroms, veja a seção 7.5.
Save configuration – Habilite essa opção caso queira iniciar o jogo sempre com as mesmas configurações. Caso queira mudar as configurações segure L antes da próxima vez que executar o Hans.

Com um jogo/aplicativo aberto via o aplicativo Hans, para voltar para o menu do Homebrew basta segurar L+R+B+ por alguns segundos. Entretanto esse comando é instável em vários jogos/aplicativos, caso o 3ds congele você deverá forçar o desligamento segurando o botão Power até que o 3ds desligue completamente.

9.4 Tirando Screenshots das telas do 3ds

Uma vez dentro do Homebrew, usando o aplicativo que vem no starter kit do início do tutorial, chamado “Screenshot tool” você poderá tirar fotos das telas do 3ds e resgatá-las no SD no formato PNG. Para tirar fotos basta apertar o botão “Home” enquanto estiver com o Homebrew aberto ou com qualquer jogo aberto via o aplicativo Hans acima. A tela dá uma pequena congelada toda vez que você tira uma foto. Para extrair as fotos tiradas abra o aplicativo “Screenshot Tool” no menu do Homebrew e aperte A para extrair as imagens para seu SD. Elas ficarão dentro de uma pasta no SD chamada Screenshots. As imagens abaixo são exemplos de screenshots usando essa ferramenta.

scr_2_TOP_LEFTscr_5_TOP_RIGHTzygarde_shiny

9.5 Jogando/Criando Hackroms de 3ds

Com o auxílio do aplicativo Hans é possível jogar hackroms no 3ds usando jogos originais como base. Além disso, é possível também criar Hackroms com auxílio de alguns programas de computador. O tutorial para entender como jogar/criar essas roms especiais pode ser encontrado clicando aqui.

pokYscr_58_TOP_LEFTscr_18_TOP_LEFT