Tutorial – Recuperação de Save

save_corrupt

Escrito por Hugo Fernandes, revisado por Ricardo Paleari

Se deparou com essa tela acima? Estava tentando editar seu save usando o Save Manager do Homebrew e se deparou com isso quando tentou exportar seu arquivo “main“? Pois bem, há um jeito de contornar isso e recuperar seu arquivo de save. Isso é feito via um programa milagroso chamado HxD. Pois bem, vamos ao que interessa.

1) Do que eu vou precisar?

– É necessário ter em seu PC o arquivo “main” do save que você deseja recuperar.
– O programa HxD instalado em seu PC, que pode ser baixado clicando aqui. É possível baixá-lo no idioma pt-br.

2) Começando o método

Primeiramente, como dito acima, mantenha o arquivo “main” do save que você quer recuperar em alguma pasta do seu PC. Renomeie este arquivo para “main_antigo“, o motivo você entenderá depois. Abra seu jogo com o save corrompido no seu 3ds e espere aparecer a tela da imagem do save corrompido. Nessa tela, aperte ↑  + B + X e você verá a seguinte imagem

delete_save
Escolha “Yes” e assim seu save será deletado. Inicie um novo jogo e salve uma primeira vez, para gerar um novo arquivo de save. Agora exporte esse arquivo de save via o Save Manager do Homebrew como no tutorial e coloque seu SD no seu PC onde o programa HxD está instalado. Abra seu SD, copie o arquivo “main” exportado e renomeie ele para “main_novo” . Renomeamos os arquivos “main” simplesmente para evitar confusão, pois originalmente os dois tem o mesmo nome embora sejam arquivos diferentes.

Agora abra o programa HxD e arraste os dois arquivos “main_antigo” e “main_novo” para dentro desse programa, vendo uma imagem como abaixo (clique para ampliar)

22

Deixe o programa aberto na aba do arquivo “main_novo” e role a página desse programa até quase o final até encontrar a linha de código 00075E000 se for Pokémon OR/AS ou 00065400 se for Pokémon X/Y. Veja na imagem abaixo (clique para ampliar)

33

Selecione todos os valores à direita do código e copie usando CRTL+C ou clicando com o direito do mouse e selecionando Copiar. Como na imagem abaixo (clique para ampliar)

44

Agora selecione a aba do arquivo “main_antigo” e role até a mesma linha de código que antes. Selecione todos os valores à direita do código como antes e agora dê CRTL+V ou clique com o direito do mouse e selecione Paste Insert. Observe agora que os números do save antigo ficarão iguais aos do novo.

55

Feito isso escolha a opção salvar do programa e feche o programa. Agora renomeie novamente o arquivo “main_antigo” somente para “main”, coloque-o na pasta “savedatabackup” e importe esse save usando o Save Manager. Abra o jogo e verifique se o save foi recuperado.