Tutorial Secret Bases

sec1

Tutorial escrito por Elvys Morais e Ricardo Paleari.

1º Onde se consegue uma Secret Base:

Quando você chegar na rota 111, você se encontrará com Aarune, que te entrega o TM94 Secret Power. Usando esse move você poderá abrir uma base secreta em qualquer lugar com um pequeno buraco na parede, ou em certas árvores. Só é possível fazer uma base secreta por vez, mas você pode abrir uma base em outro local, dar uma olhada por dentro,  e caso o local te interessar, você pode trocar sua base para esse novo local, caso não queira, basta rejeitar.

sec2

A localização e uma imagem de todas as Secret Bases podem ser encontradas no link abaixo:

http://www.serebii.net/omegarubyalphasapphire/secretbaselocations.shtml

2º Decorando:

Isso é facil, uhull! Basta acessar o PC da sua base e escolher a opção “Decorate your base”. Escolha os objetos que você quer colocar na sua base e sua posição deles dentro ela (alguns podem ser rotacionados inclusive). Os objetos podem ser adquiridos das mais diversas maneiras possíveis, como comprando em lojas, ganhando de outros NPC’s, falando com líderes de outras bases secretas e por aí vai. Você poderá colocar no máximo 15 objetos na sua base, por isso escolha bem! Abaixo a frase “Spaces Remaining” te diz quantos objetos você ainda poderá colocar.

sec3

3º Compartilhando sua base:

Para compartilhar sua Base com outras pessoas, escolha a opção “Manage QR Code patterns” e em seguida “Share a Secret Base”. Isso gerará o QR Code da sua base. O jogo perguntará se você quer salvar o QR no SD Card do 3ds <–(pratico né?). Para pegar esta imagem do SD Card, após escolher sim, salve o jogo, desligue seu 3ds, tire o cartão SD e coloque em um computador de sua casa. Abra a pasta que contém as imagens da câmera do seu 3ds e lá estará a imagem do QR para ser copiada. A partir dai é só passar essa imagem para seus amigos. Outra maneira mais prática é simplesmente tirar uma foto do seu QR e passar para seus amigos, apesar de que pode ser ruim para escaneá-la depois. Outra coisa que pode ser feita é, após gerar o seu QR code, conecte na internet e salve para sincronizar seu save com o Global Link. Após isso, acesse o site do Global Link

http://www.pokemon-gl.com/

do seu computador, coloque seu login e senha, escolha seu jogo, vá em “Profile” e em seguida em “Super Secret Base”. Lá você encontrará uma imagem com a localização da sua base e também o QR em um tamanho bem maior do que o gerado no seu 3ds.

 sec4

4º Adicionando bases de amigos

O mesmo processo se aplica para adicionar bases de seus amigos. Dentro da sua secret base, escolha a opção “Manage QR Code patterns” e em seguida “Find a secret base”. Agora basta escanear o QR do seu amigo usando a câmera do seu 3ds. A posição do escaneando tem que ser perfeita, alinhando os 3 quadrados da câmera do 3ds com os do QR code, senão ele não conseguirá ler o código.

Obs: Duas vezes ao dia a BuzzNav é atualizada e ela automaticamente adiciona diversas bases secretas de Passerby na sua lista de Secret Bases (a lista pode ser acessada no PC de sua base). O jogo deixa você manter no máximo 30 bases em todo o mapa de Hoenn ao mesmo tempo, e deixa no máximo 15 pessoas na sua lista de favoritos. Você pode gerenciar tudo isso usando o PC da sua base, deletando favoritos e outras bases sempre que for necessário. Além disso, não será possível escanear o QR code de alguém caso no seu jogo naquele momento já exista algum outro amigo ou Passerby com base naquele local, portanto para adicioná-lo você precisa deletar a base daquele local antes.

sec5

5º Montando seu time Pokémon:

Seu time Pokémon será composto pelos 3 primeiros Pokémon da sua Party no momento em que você  gerar o QR code. Se você quer trocar seu time, basta colocar os Pokémon que deseja nas 3 primeiras posições da sua Party, ir para sua Secret Base e gerar o código QR novamente. Outra maneira mais rápida é colocar os 3 Pokémon nas primeiras posições da Party e salvar o jogo enquanto estiver online, sincronizando sua conta com o Global Link.

6º Habilidade dos membros do time:

Você pode convidar para dentro da sua base uma equipe de 5 membros. Para isso, vá na base de algum amigo que você queira adicionar ao seu time, fale com o líder da base e selecione a opção “I Want you to be my Pal!”. Isso fará dele um membro da sua equipe e ele  poderá ser encontrado dentro da sua base.

Quando falar com ele dentro de sua base, aparecerão algumas opções:

1) Let’s Battle!
Permite que você batalhe contra o membro do time.
2) Show me a special skill!
Essas são as habilidades dos membros da sua equipe. Elas variam dependendo da Classe do treinador, do gênero e do Rank da sua equipe. A lista de todas as habilidades possíveis pode ser encontrada logo abaixo.
3) Let’s say good bye!
Permite você deletar esse membro da sua equipe.
4) Nothing.
Sair desse diálogo.

Obs: Você só poderá batalhar com os membros da sua equipe e usar suas habilidades a partir do dia seguinte que vocês os adicionou na sua base. Além disso, e não vale só para os membros da sua equipe mas também para qualquer outra base, cada ação só pode ser feita uma vez por dia para cada membro da base. A única exceção é quando seu time tem o Rank máximo (Rank Platinum). Nesse caso a quantidade de ações por membro aumenta para 2.

sec6

Habilidades dos membros da sua equipe:

1 – Massages: Massageia seu pokemon, aumentando a felicidade dele (“happiness”);
2 – Egg Nurturing: Faz um ovo chocar mais rápido;
3 – Do Some Training: Alguns ajudantes aumentam o level do seu Pokémon;
4 – Do Some Exercise: Aumenta Ev’s no status que você escolher;
5 – Make some goods: Você recebe uma decoração;
6 – Gather Berries: Você recebe Berrys raras –> Cheri Berry, Chesto Berry, Pecha Berry, Rawst Berry, Aspear Berry, Leppa Berry, Persim Berry, Lum Berry, Sitrus Berry, Liechi Berry, Ganlon Berry, Salac Berry, Petaya Berry, Apicot Berry, Kee Berry, Maranga Berry;
7 – Picking Up: Você receberá um dos seguintes itens: Elixir, Escape Rope, Full Restore, Heart Scale, Master Ball, Max Revive, PP Max, PP Up, Rare Candy, Revive, Ultra Ball;
8 – Pick up Stones: Você receberá uma das seguintes pedras evolutivas:  Dawn Stone, Dusk Stone, Everstone, Fire Stone, Leaf Stone, Moon Stone, Shiny Stone, Sun Stone, Thunder Stone, Water Stone;
9 – Search for Treasure: Você receberá um dos seguintes itens de alto valor no mercado: Big Nugget, Big Pearl, Comet Shar, Float Stone, Nugget, Pearl, Pearl String, Rare Bone
10 – Tell your fortune: Você receberá um MAX O-Power da lista abaixo aleatoriamente:
Bargain Power MAX: The fates want you to go shopping at once!
Capture Power MAX: The fates want you to catch Pokémon! Right now!
Prize Money Power MAX: The fates say you needn’t worry about money!
Full Recovery Power: The fates predict that your Pokémon will be well!

Para saber quem usa qual habilidade e em que rank você poderá conferir no site do Serebii no link abaixo:

http://www.serebii.net/omegarubyalphasapphire/supersecretbases.shtml

7º Capture a Bandeira:

Duas vezes ao dia ( a cada 12 de horas de fato) quando você entrar online no jogo você poderá receber atualizações da BuzzNav. Entre as atualizações estão as Secret bases. Acessando no mapa a guia “Secret bases”, aparecerão diversas bases de Passerby que você poderá visitar. Quando você entra em um base dessas, você poderá pegar a bandeira que está ao lado do PC do líder daquela Secret base. A bandeira da base de outras pessoas só pode ser pega uma vez por dia. Existe uma outra maneira de conseguir bandeiras. Entre na base de outra pessoa e fale com o líder. Acrescente-o a sua base escolhendo a opção “I want you to me my Pal”. Vá para a sua base e fale com esse NPC que você acabou de adicionar. Se no dia em que você o adicionou ele também pegou bandeiras, ele vai te dar essa quantidade pra você também! Assim, se digamos hoje eu peguei 20 bandeiras, você entra na minha base e me adiciona como Secret Pal, quando você falar comigo na sua base, eu vou te dar 20 bandeiras! Essa é a maneira mais rápida de conseguir bandeiras. Mas o NPC só vai te dar bandeiras nessa primeira vez. Então a ideia agora é deletá-lo escolhendo a opção “Let’s say good bye”, e repetir o processo com o líder de outras bases.

Conforme a quantidade de bandeiras que você pegar aumenta, o Rank de seu time melhora.

Os possíveis Ranks são os seguintes:

Normal Rank –> Seu rank inicial;
Bronze –> 30 bandeiras, você liberará a segunda habilidade dos integrantes do seu time e também receberá um quadro negro, onde você pode escrever uma frase legal.
Silver –> 100 bandeiras, libera a terceira habilidade dos integrantes, além disso você receberá um Jukebox, que serve pra mudar a musica dentro da base.
Gold –> 500 bandeiras, libera a quarta habilidade, além disso você receberá uma Mood Lighting, que muda o tom das cores na base.
Platinum Rank –> 1000 bandeiras, você poderá utilizar as habilidades de cada membro do time 2 vezes ao dia, além disso receberá uma Conffeti Ball, que aparentemente explode e mostra uma mensagem que você escreve o-o yaaayyy…. Outro presente especial de conseguir o rank Platinum é ganhar a Mega Stone Garchompite.

sec7

8º Batalhando nas bases secretas:

Ao entrar em outra base, além de capturar a bandeira, você poderá batalhar contra os membros da equipe do líder. Somente o líder usará os Pokémon que ele mesmo colocou no time. Os ajudantes (Secret Pal’s) usarão Pokémon pré determinados pelo jogo, baseados no tipo de treinador e no gênero. Você ganhará level, e o Pokémon que você derrotar será registrado na Pokédex.

Obs: Antes de batalhar nas Secret bases, você poderá mexer em uma máquina chamada de “Level release machine”, que retira o limite de level dos Pokémon dos membros da base. Um detalhe é que depende do líder da base colocar essa máquina como decoração, nem todas as bases terão essa máquina.

sec8

9º Bases Secretas Especiais:

Existem várias bases secretas especiais cujos donos são programadores, desenvolvedores, dubladores do anime e até o próprio criador da franquia Junichi Masuda! Essas bases só podem adicionadas uma por vez, porque a localização de todas elas é a mesma. Você pode acessá-las dentro da casa de um velho em Mossdeep, conforme a imagem abaixo. Os códigos QR de todas essas bases podem ser encontrados no link abaixo

http://www.serebii.net/omegarubyalphasapphire/specialbases.shtml

Um detalhe especial é que uma vez por dia você sempre vai ganhar algum item do líder das bases do Masuda, do Ohmori e do Morimoto (as 3 primeiras bases do link acima). Existe uma chance do Masuda te dar um boneco do Regirock como decoração, de Ohmori te dar um boneco do Regice como decoração, e finalmente do Morimoto te dar um boneco do Registeel como decoração. Apenas um item pode ser pego por dia dentre as 3 bases, isto é, se você pegou um item com o Masuda por exemplo, deletou a base dele e no mesmo dia adicionou a base do Ohmori, o líder não vai te dar item. Soft Resets funcionam de certa maneira: salve antes de adicionar qualquer uma das 3 bases. Se você adicionou a base do Masuda e ele não te deu o boneco, dê soft reset e adicione a base do Ohmori, verifique se você recebe o boneco, senão, dê soft reset de novo e tente com o Morimoto. Se nenhum dos 3 der algum boneco, tente novamente no dia seguinte, e assim por diante.

sec9

 

10º Aumentando o Level de seus Pokémon usando Secret Bases!

sec10

Existem várias bases cujo time do líder é composto por 3 Blisseys no level 100 que estão sem ataque, elas estão lá simplesmente para serem derrotadas. Isso é extremamente útil para aumentar o level de seus Pokémon, já que derrotar uma Blissey te dá uma experiência absurda, ainda mais no level 100. Se você combinar isso com Exp O-power level 3 e Lucky Egg como hold item de seus Pokémon, com uma visita a uma base dessas você pode erguer o level de seus Pokémon do level 1 para o level 50 facilmente. A imagem abaixo contém os QR codes de 80 bases com 3 Blissey no estilo acima! Lembrando que você só poderá batalhar com o líder dessas bases após 1 dia depois de adicioná-los e também que cada um deles só pode batalhar 1 vez ao dia (ou 2 caso o ranking do seu time seja Platinum). Outra coisa importante para lembrar é que sempre que você quiser enfrentar o líder de uma dessas bases, primeiro ative o “Level Release Machine” para que as Blisseys fiquem no level 100. Clique no link abaixo para ver as bases!

blisseybases

2 comentários em “Tutorial Secret Bases

Deixe uma resposta